• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2009.tde-07122009-160601
Document
Auteur
Nom complet
Marcia Lagua de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Motta, Ivonise Fernandes da (Président)
Barretto, Kleber Duarte
Dias, Marina Celia Moraes
Hisada, Sueli
Macedo, Lino de
Titre en portugais
As aventuras de Alice no país das maravilhas e na Emia: Winnicott e a educação
Mots-clés en portugais
Criatividade
Espaço potencial
Literatura infantil (Psicologia)
Psicanálise e educação
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é discutir as histórias como experiência cultural facilitadora do desenvolvimento infantil e suas ressonâncias através do próprio processo em sala de aula: relação com o professor, interação no grupo, produções, histórias trazidas pelas crianças. Para tanto vamos considerar transicionalidade e espaço potencial no espaço institucional. A pesquisa parte de uma investigação psicanalítica que está para além dos muros do consultório e da escola regular e que considera como referência o conceito de espaço transicional, trazido por D. W. Winnicott, pediatra e psicanalista inglês (1896-1971). As indagações e as reflexões aqui levantadas visam contribuir para a prática de todos aqueles que trabalham com crianças, buscando novos olhares que contemplem o interrelacionamento e a posição estruturante do outro no desenvolvimento humano e na constituição da experiência cultural. As aventuras de Alice no País das Maravilhas são utilizadas como fio condutor. O tripé psicanálise, educação e cultura implica o encontro com outros autores/pensadores/interlocutores nesta caminhada. O material foi coletado em dois semestres, em dois grupos de 12 crianças da Escola Municipal de Iniciação Artística EMIA, sendo o primeiro uma classe de crianças de seis anos e o segundo uma classe de crianças de 9/10 anos. Observações in loco, anotações, registros em vídeo, fotos, gravações em fita cassete, registros escritos; coleta de desenhos, de histórias e outros materiais produzidos pelas crianças; encontros com os pais, além da experiência vivida são os instrumentos fundamentais deste processo de pesquisa.
Titre en anglais
The adventures of Alice in Wonderland and at EMIA: Education and Winnicott
Mots-clés en anglais
Creativity
IInfantile Literature (Psychology)
Potential space
Psychoanalysis and education
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumé en anglais
The aim of this study is to discuss stories as cultural experience, facilitating childrens development and their effect in the process itself in the classroom -relationship with the teacher, interaction in the group, productions, stories brought by the children. Therefore let us consider transitionality and potential space in the institutional space. The research starts from a psychoanalytic investigation which is beyond the consulting office walls and the regular school. According to D. W. Winnicott, the English pediatrician and psychoanalyst (1896-1971), the concept of transitional space should be considered. The doubts and reflections brought up here aim to contribute to the practice of those who work with children, seeking new eyes that contemplate the interrelation and the structural position of others in human development and in constitution of cultural experience. The adventures of Alice in Wonderland are used as a consulting wire. The tripod psychoanalysis, education and culture, need to have other authors, thinkers, interlocutors in this process. The material was collected in two semesters from two groups of 12 children each, studying at Escola Municipal de Iniciação Artística EMIA. One class had 6-year-old children and the other had 10-year-old children. In loco observations, notes, records on video, photos, recordings on tape, written registers, drawing collections, stories and other materials (produced by the children), parents meetings, besides the experience are the fundamental tools of this research process.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
OliveiraDO.pdf (4.96 Mbytes)
Date de Publication
2010-02-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.