• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2008.tde-07042009-145546
Document
Auteur
Nom complet
Cybelle Tastaldi Al Assal
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Safra, Gilberto (Président)
Barretto, Kleber Duarte
Lima, Maria Valeria Pelosi Hossepian Salles
Titre en portugais
Música: lugar de memória e morada do ser
Mots-clés en portugais
Música
Psicanálise e cultura
Psicologia clínica
Resumé en portugais
O presente trabalho teve como proposta investigar a maneira como a música aparece no modo de ser de uma professora de piano em diálogo com sua aluna (pesquisadora). As questões motivadoras foram referentes aos fenômenos psíquicos envolvidos no surgimento do si mesmo e de como a música pode promover tal acontecimento, assim como a importância da cultura na constituição do ser humano pelo vértice da música. Para viabilizar tal investigação, trabalhou-se com a biografia da professora de piano em conversas espontâneas entre a dupla professora aluna/pesquisadora, que eram posteriormente relatadas pela pesquisadora em narrativas que tratavam da memória dessas conversas, entretecidas com comentários e reflexões teóricas dos temas levantados. Desta forma, o trabalho foi realizado sob uma perspectiva dialógica e escrito ao redor de núcleos temáticos. Procurou-se abordar o tema da memória, da importância do encontro professor-aluno, o tema da percepção da realidade dentro do conceito que a fenomenologia chamou de fenômenos hiléticos, bem como o tema da música como parte do idioma pessoal, conceito desenvolvido por Gilberto Safra. Discute-se então o papel da música como propiciadora de experiências que podem conectar o ser humano com o que foi chamado de memória do originário, curando adoecimentos decorrentes das chamadas fraturas éticas que descaracterizam a própria condição humana no mundo contemporâneo
Titre en anglais
Music: place of memory and home of being
Mots-clés en anglais
Clinical psychology
Music
Psychoanalysis and culture
Resumé en anglais
The present work intends to investigate how music appears in the way of being of a pianos teacher in dialogue with her student (researcher). The motivating questions were those connected with the psychic phenomena involved in the constitution of self and how music can promote such event, as well as the importance of culture in the constitution of human being from music perspective. The investigation was based on the pianos teacher biography and was made from spontaneous conversations between teacher and student/researcher. These conversations were then registered by the researcher, compounding a narrative with the memory of such conversations enriched with comments and further theoretical reflections. In this way, the present work was realized using a dialogic perspective and written around thematic cores. The following themes were discussed: memory, the importance of teacher-student meeting, the perception of reality and the hyletics phenomena, and the theme of music as a part of the personal idiom, concept developed by Gilberto Safra. In the end, the role of music is discussed and considered as a field of experiences capable of connecting human being to the so-called memory of the originary. In this way, music can cure from the ethical breaks that threaten the human condition itself in the contemporary world
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
dissertacao.pdf (658.41 Kbytes)
Date de Publication
2009-09-11
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.