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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2002.tde-06122006-163721
Documento
Autor
Nome completo
Maria Izilda Soares Martão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Tardivo, Leila Salomao de La Plata Cury (Presidente)
Lima, Celia Maria Blini de
Trinca, Walter
Título em português
Filhos autistas e seus pais: um estudo compreensivo
Palavras-chave em português
autismo
entrevistas
procedimento de desenhos de família com estórias
psicanálise
relações de objeto
Resumo em português
Este trabalho consistiu na investigação das possíveis implicações entre a dinâmica do casal e a relação com o filho autista e as dificuldades que os pais apresentam para estabelecer parceria com o terapeuta, colaborando assim com o processo terapêutico e com o desenvolvimento do filho. Realizamos Diagnósticos Compreensivos (Trinca, 1983), visando a um conhecimento dos aspectos psicodinâmicos dos casais e da relação destes com o filho autista. A base teórica que fundamenta o estudo é a psicanálise e as teorias psicodinâmicas juntamente com nossa experiência clínica. Utilizamos dois instrumentos: entrevista semidirigida e o procedimento de Desenhos de Família com Estórias (Trinca, 1978). A pesquisa foi realizada nas dependências de uma Instituição Pública, especializada no atendimento de crianças autistas, situada na grande São Paulo. Contamos ainda para a realização deste, com a participação voluntária, de cinco casais de pais de filhos autistas, os quais prestaram enorme contribuição ao nosso estudo. Os resultados obtidos após levantamentos dos dados foram: - os pais vivenciaram conflitos emocionais, instabilidades ambientais, humilhações afetivas em suas famílias de origem. - os conflitos emocionais originaram relações de objetos deficitárias, frágeis e conturbadas. - as dificuldades emocionais vivenciadas serviram como percalços ao desenvolvimento emocional destes pais e impediram qualquer possibilidade de interação com o filho autista. - algumas reações das crianças autistas, utilizadas como forma de contato com os pais estão relacionadas ao foco do conflito da dinâmica dos pais. - as dificuldades emocionais dos pais influenciam o desenvolvimento do filho autista, uma vez que aqueles encontram-se impossibilitados para um contato ‘vivo’ e ‘humano’. Concluímos que os pais por nós estudados apresentam intenso sofrimento por manifestarem importantes dificuldades emocionais, necessitando serem cuidados, tanto quanto seus filhos autistas.
Título em inglês
Autistic children and their parents: a comprehensive study
Palavras-chave em inglês
autism
draw-family-and-tell a story procedure
interviews
object relations
psychoanalysis
Resumo em inglês
This work was the investigation of possible implications between a couple dynamics and the relationship with their autistic child and the difficulties the parents have to establish a partnership with the therapist, thus helping the therapeutic process and the development of their child. Comprehensive Diagnosis were done (Trinca, 1983), with the aim of getting to know the psycodynamic aspects of the couples and their relationship with their autistic child. The theoretical base of the study is the psychoanalysis and the psycodynamic theories together with the clinical experience. Two methods were used: semi-directed interview and the procedure of Family Drawing with Stories (Trinca, 1978). The research was done in a Public Institution, specialized in treating autistic children, located in the city of São Paulo. There was also the voluntary participation of five couples, parents of autistic children, which meant na enormous contribution to the study. The results obtained after the data gathering were: - the parents lived emotional conflicts, environmental instabilities, and affective humiliation in their families of origin. - the emotional conflicts originated handicapped object relations, they were fragile and disturbed. - the emocional difficulties lived were obstacles to the emotional development of these parents and made impossible any kind of interaction with the autistic child. - some reactions of the autistic children, used as a way of trying to establish contact with their parents are related to the focus of the conflict of the parents dynamics. - the parents’emotional difficulties reflect in the development of the autistic child, due to the fact that the parents do not provide a ‘live’ and ‘human’ contact. We concluded that the parents we have studies present intense suffering demonstrating important emotional difficulties, needing to be treated as their autistic children do.
 
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Data de Publicação
2007-01-22
 
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