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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-05032015-154303
Document
Auteur
Nom complet
Mariana Maia Munhoz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Yamamoto, Kayoko (Président)
Herzberg, Eliana
Kim, Leila Maria Vieira
Titre en portugais
Aspectos psicodinâmicos e adaptativos do professor na relação com seus alunos do primeiro ano do ensino fundamental em escolas da rede pública: um estudo exploratório
Mots-clés en portugais
Ensino fundamental
Escala diagnóstica adaptativa operacionalizada
Interação professor-aluno
Prevenção e educação
Psicodinâmica
Resumé en portugais
A qualidade do relacionamento do professor com os seus alunos exerce influência no desenvolvimento psicossocial e acadêmico dos mesmos, especialmente durante a Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O apoio do professor tanto afetivo como instrucional é de extrema importância para o desempenho do aluno no primeiro ano do Ensino Fundamental. A relação do professor com seus alunos sofre a influência de seu psiquismo, o qual, por sua vez, é influenciado por aspectos objetivos da realidade externa e aspectos subjetivos relativos ao seu mundo interno. Este trabalho objetivou investigar aspectos psicodinâmicos e adaptativos do professor no inter-relacionamento com os alunos em sala de aula. Justifica-se este estudo por contribuir para a ampliação de conhecimento útil na criação e planejamento de trabalhos interventivos que visem a promoção de saúde psíquica do professor, a melhora de sua eficácia adaptativa e de sua inter-relação com o grupo de alunos. Foi utilizado neste estudo o método clínico-qualitativo. Compuseram a amostra duas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Pública. Foram realizadas, com os professores, entrevistas semi-estruturadas, aplicação da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada EDAO e observações dos mesmos em sala de aula. Os dados foram tratados qualitativamente através da técnica de análise de conteúdo, da Teoria da Adaptação e analisados com embasamento teórico psicanalítico. As professoras expressaram dificuldade para lidar com a indisciplina e outros aspectos afetivo-comportamentais dos alunos, apresentando um exercício de autoridade rígido e punitivo, com distanciamento afetivo e perda da espontaneidade. Pôde-se relacionar aspectos psicodinâmicos dos professores com o modo de relacionarem-se com seus alunos. Também trouxeram como dificuldades o número de alunos em sala de aula, a falta de tempo e o desafio da alfabetização e questões institucionais. Concluiu-se a importância de intervenções para auxiliar os professores na relação professor-aluno
Titre en anglais
Psychodynamic and adaptive aspect in relation between teachers and their students in the first year of primary education in public schools issues: an exploratory study
Mots-clés en anglais
Adaptative operational diagnostic scale
Elementar education
Prevention and education
Psychodynamics
Teacher student interaction
Resumé en anglais
The quality of the teacher's relationship with their students influences there psychosocial and academic development, especially during kindergarten and the first years of elementary school. The teachers support both emotional and educational is of utmost importance to the student's performance in the first years of elementary school. The relationship between the teacher and his/hers students is influenced by his/her psyche, which, in turn, is influenced by objective aspects of external reality and subjective aspects related to his/her inner world. This study aims at investigating the psychodynamic and adaptive aspects of the teacher in inter-relationships with the students in the classroom. This study contributes to the expansion of useful knowledge for the creation and planning of interventions aimed at promoting teachers mental health and ability to improve their adaptive effectiveness and their relationship with the student group. This study used clinical-qualitative method. The sample is composed of two first-year teachers in public elementary schools. The study carried out semi-structured interviews with teachers, implemented the Adaptive Operational Diagnostic Scale (EDAO) and performed observations of teachers in the classroom. The data were analyzed qualitatively using the content analysis technique, Adaptation Theory, and studied with a psychoanalytic theoretical basis. The teachers expressed difficulty dealing with students lack of discipline as well as other affective and behavioral aspects, exerting a rigid and punitive authority with affective detachment and loss of spontaneity. Teachers psychodynamic characteristics could be related with the way in which teachers interact with their students. Teachers also indicated difficulty with the large number of students in the classroom, lack of time and the challenge of literacy and institutional issues. The conclusions underscore the importance of interventions to assist teachers in teacher-student relationship
 
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munhoz_corrigida.pdf (564.08 Kbytes)
Date de Publication
2015-03-17
 
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