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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2011.tde-04062012-112139
Document
Author
Full name
Rodrigo Nunes Xavier
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2011
Supervisor
Committee
Meyer, Sonia Beatriz (President)
Kanter, Jonathan William
Silveira, Jocelaine Martins da
Title in Portuguese
Probabilidade de transição para o estudo da modelagem em dois estudos de caso de terapia analítico-comportamental infantil
Keywords in Portuguese
Análise do comportamento
Estudo de caso
Infância
Psicoterapia
Terapia cognitiva
Abstract in Portuguese
A Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI) fundamenta-se na análise do comportamento e no behaviorismo radical para o trabalho na clínica psicológica da infância. A modelagem de repertórios é um dos processos pelo qual se assume promover as mudanças esperadas e a probabilidade de transição é uma estratégia para o estudo de processo em psicoterapia. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de modelagem direta de repertórios em dois casos de Terapia Analítico Comportamental Infantil (TACI) com um procedimento de determinação da probabilidade de transição. A Functional Analytic Psychotherapy Ratting Scale (FAPRS) foi utilizada para categorizar os comportamentos dos clientes e o Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos da Interação Terapêutica (SiMCCIT) para categorizar os comportamentos das terapeutas, com o software The Observer Pro. A duração dos comportamentos e a probabilidade de transição foram calculadas com a observação de 10 sessões amostrais de duas terapias TACI realizadas por terapeutas em estágio supervisionado com duas crianças, uma menina de 10 anos e um menino de sete anos, que apresentavam dificuldades escolares. A primeira terapia foi bem-sucedida e teve duração de 18 sessões. A segunda terapia continuou, sendo que foram realizadas observações do primeiro ano de tratamento. Foi observado que os Comportamentos Problema (CCR1) diminuíram, os Comportamentos de Melhora (CCR2) aumentaram e Descrições de Variáveis de Controle (CCR3) surgiram no primeiro caso. No segundo caso, houve predominância de CCR1 em sete sessões, sendo que os CCR2 e os CCR3 não apresentaram estabilidade. A determinação da probabilidade de transição indicou regularidades no responder das terapeutas após os comportamentos clinicamente relevantes, principalmente aprovação após CCR2. Esses resultados sugerem que a modelagem pelo responder diferencial do terapeuta é um mecanismo de mudança presente na TACI e ainda sustentam as vantagens da utilização da determinação da probabilidade de transição de comportamentos categorizados para explorar os eventos próprios da interação terapêutica
Title in English
Transitional probabilities for the study of the shaping process in two Child Behavior Analytic Therapy case studies
Keywords in English
Behavioral assessment
Case study
Childhood
Cognitive therapy
Psychotherapy
Abstract in English
Child Behavior-Analytic Therapy (CBAT) is based in behavior analysis and radical behaviorism to deal with children in clinical psychotherapy. Shaping is a process which is assumed to promote expected changes and transition probability is a strategy to study process in psychotherapy research. The objective of this study is to describe the process of directly shaping repertoires in two cases of Child Behavior-Analytic Therapy (CBAT) through a transitional probability procedure. Functional Analytic Psychotherapy Rating Scale (FAPRS) was used to code clients behaviors and Multidimensional System for Coding Behaviors in Therapist-Client Interaction (SiMCCIT) to code therapists ones, with The Observer Pro software. Measures of behavior duration and transitional probability were taken from two samples of 10 sessions each, of two CBAT treatments conducted by undergraduate therapists under clinical practicum supervision with two children, a 10-year-old girl and a seven-year-old boy, both with learning difficulties. The first treatment was successful and lasted 18 sessions. The second one continued but only observations of the first year of treatment were carried out. Problem behavior (CRB1) decreased, Improvement behavior (CRB2) and Descriptions of Controlling Variables (CRB3) increased in the first case. In the second case, CCR1 predominated through seven sessions, and CCR2 and CCR3 did not show stability. Transitional probabilities indicated regularities in therapists responding to the clients clinically relevant behavior, particularly Approvals after CCR2. These results suggests that shaping repertories by differential therapists responding is a mechanism of change in CBAT and supports the advantages of determining transitional probabilities from coded behaviors to explore the particular events that occur in therapeutic interaction
 
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xavier_do.pdf (1.70 Mbytes)
Publishing Date
2012-06-11
 
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