• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2016.tde-04042016-115646
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Stiebler Leite Villela
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre (Presidente)
Gallian, Dante Marcello Claramonte
Goto, Tommy Akira
Mello, Sylvia Leser de
Safra, Gilberto
Título em português
Psicologia e literatura: a experiência literária na formação do psicólogo
Palavras-chave em português
Fenomenologia
Formação
Literatura
Psicologia
Resumo em português
O presente trabalho pretendeu justificar a fundamental importância do contato com o mundo da literatura para a formação do psicólogo. Para isso, partimos de uma breve reflexão a respeito da formação em psicologia nos dias de hoje. Realizamos, em seguida, uma compreensão fenomenológica daquilo que caracteriza a literatura enquanto experiência da leitura; entendemos a experiência literária como o diálogo que se estabelece entre leitor e livro, no qual o leitor apreende o livro a partir de seu mundo particular e tem sua vida atravessada pelo universo do livro. Explicitamos, a partir disso, a relação entre expressões literárias e condição existencial, evidenciando a proximidade essencial entre vida e poesia. Em seguida, analisamos a relação entre literatura e conhecimento, demonstrando como o conhecimento pode ser afetado por expressões poéticas. Por último, evidenciamos a aproximação entre experiência literária e clínica psicológica. Defendemos a literatura como agente humanizador, capaz de cultivar no psicólogo a sensibilidade para o outro e também de fornecer a base para um pensamento livre de dogmatismos teóricos
Título em inglês
Psychology and Literature: The literary experience in the psychologist formation
Palavras-chave em inglês
Formation
Literature
Phenomenology
Psychology
Resumo em inglês
This study aimed to justify the fundamental importance of contact with literatures world for the psychologist formation. For this, we began with a brief reflection on psychology formation nowadays. We conducted a phenomenological understanding of what characterizes the literature while reading experience; we understood the literary experience as the dialogue established between reader and book, in which the reader captures the book from his personal world and has his life crossed by the books universe. We explained, from that, the relationship between literary expressions and existential condition, showing the essential proximity between life and poetry. Next, we analyzed the relationship between literature and knowledge, demonstrating how knowledge can be affected by poetic expressions. Finally, we developed the approximation between literary experience and clinical psychology. We defend literature as humanizing agent, able to cultivate the psychologist sensitivity to each other and, also, to provide the basis for a thought without theoretical dogmatism
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
villela_do.pdf (782.17 Kbytes)
Data de Publicação
2016-04-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.