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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2014.tde-28112014-112840
Documento
Autor
Nome completo
Luciana Pérez de Campos Pires
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Figueiredo, Luiz Claudio Mendonca (Presidente)
Chnaiderman, Miriam Schenkman
Coelho Junior, Nelson Ernesto
Gueller, Adela Judith Stoppel de
Safra, Gilberto
Título em português
O jogo analítico: questões técnicas na clínica com crianças
Palavras-chave em português
Brincar
Brinquedos
Corpo
Crianças
Interpretação
Psicanálise
Resumo em português
Partindo de interrogantes derivados da clínica psicanalítica com crianças, a presente tese foi construída ao redor de três eixos principais: linguagem, setting e intervenção. Contamos com diversos casos clínicos para fomentar nossa reflexão. Os atos, gestos, mímicas e posturas que compõem a linguagem polimorfa da criança engendram a especificidade de um setting no qual corpos (do analista e do paciente) e brinquedos oferecem suporte às transferências. Trata-se de um setting montado em terreno de jogo e brincadeira. Nele, as intervenções do analista cuidam da manutenção e restauração do fluxo simbólico do brincar
Título em inglês
The psychoanalytic playing: technical questions in the clinic with children
Palavras-chave em inglês
Body
Children
Interpretation
Playing
Psychoanalysis
Toys
Resumo em inglês
Starting from interrogations derived from psychoanalytic practice with children, this thesis was built around three main axes: language, setting and intervention. We have several clinical cases to foster reflection. Acts, gestures, mimicry and postures that make up the polymorphous child's language engender the specificity of a setting in which bodies (the analyst's and the patient's) and toys offer support to transferences. This is a setting mounted on a área of playing. In it, the analyst's interventions take care of the maintenance and restoration of the symbolic flow of playing
 
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pires_do.pdf (2.45 Mbytes)
Data de Publicação
2014-12-02
 
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