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Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo da Silva Lucante Bulcão
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Simao, Livia Mathias (Presidente)
Alarcon, Carlos Eduardo Cornejo
Bettoi, Waldir
Guimarães, Danilo Silva
Título em português
O lugar do diálogo e da psicologia no sistema penitenciário
Palavras-chave em português
Construtivismo semiótico-cultural
Diálogo
Exame criminológico
Meio mediacional
Sistema penitenciário
Resumo em português
O Sistema Penitenciário é objeto de estudos e pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento: direito, educação, assistência social, economia, sociologia, psicologia. Considerando a importância e diversidade das relações eu-outro- mundo que este sistema cria e perpetua, nos propusemos a responder à seguinte indagação: de que forma se dão, e que implicações trazem, as relações eu-outro- mundo no âmbito das relações entre psicólogos e sentenciados do sistema penitenciário no contexto do Exame Criminológico? Levantamos questões e tentamos respondê-las a partir da perspectiva do Construtivismo Semiótico-Cultural (Simão, 2010). A pesquisa se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com psicólogos funcionários desta instituição que realizam ou já realizaram Exames Criminológicos. Os resultados apontaram para a procedência e relevância, para as relações em questão, de se tomar o Exame Criminológico como meio mediacional, desde a perspectiva de Wertsch (1995)
Título em inglês
The place for dialogue and psychology in the Correctional System
Palavras-chave em inglês
Correctional system
Criminological examination
Dialogue
Mediational means
Semiotic-cultural constructivism
Resumo em inglês
The correctional system is a research and study object in areas as diverse as: law, education, social work, economy, sociology, psychology. Considering the importance and diversity of the I-other-world relations that this system creates and perpetuates, we proposed to address the following issue: how do the I-other-world relations take place in the scope of the relations between psychologists and convicts, in the context of the Criminological Examination, and what are their implications? We put forth questions and attempted to answer them from the perspective of the Semiotic-Cultural Constructivism (Simão, 2010). The research was carried out through semi-structured interviews with psychologists employed in this institution who perform or have performed criminological examinations. The results suggest that the criminological examination is justified and relevant for the relations in question. It is suggested that the criminological examination may be used as a mediational means, from Wertschs perspective (1995)
 
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Bulcao_me.pdf (802.51 Kbytes)
Data de Publicação
2018-11-08
 
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