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Mémoire de Maîtrise
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo da Silva Lucante Bulcão
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Simao, Livia Mathias (Président)
Alarcon, Carlos Eduardo Cornejo
Bettoi, Waldir
Guimarães, Danilo Silva
Titre en portugais
O lugar do diálogo e da psicologia no sistema penitenciário
Mots-clés en portugais
Construtivismo semiótico-cultural
Diálogo
Exame criminológico
Meio mediacional
Sistema penitenciário
Resumé en portugais
O Sistema Penitenciário é objeto de estudos e pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento: direito, educação, assistência social, economia, sociologia, psicologia. Considerando a importância e diversidade das relações eu-outro- mundo que este sistema cria e perpetua, nos propusemos a responder à seguinte indagação: de que forma se dão, e que implicações trazem, as relações eu-outro- mundo no âmbito das relações entre psicólogos e sentenciados do sistema penitenciário no contexto do Exame Criminológico? Levantamos questões e tentamos respondê-las a partir da perspectiva do Construtivismo Semiótico-Cultural (Simão, 2010). A pesquisa se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com psicólogos funcionários desta instituição que realizam ou já realizaram Exames Criminológicos. Os resultados apontaram para a procedência e relevância, para as relações em questão, de se tomar o Exame Criminológico como meio mediacional, desde a perspectiva de Wertsch (1995)
Titre en anglais
The place for dialogue and psychology in the Correctional System
Mots-clés en anglais
Correctional system
Criminological examination
Dialogue
Mediational means
Semiotic-cultural constructivism
Resumé en anglais
The correctional system is a research and study object in areas as diverse as: law, education, social work, economy, sociology, psychology. Considering the importance and diversity of the I-other-world relations that this system creates and perpetuates, we proposed to address the following issue: how do the I-other-world relations take place in the scope of the relations between psychologists and convicts, in the context of the Criminological Examination, and what are their implications? We put forth questions and attempted to answer them from the perspective of the Semiotic-Cultural Constructivism (Simão, 2010). The research was carried out through semi-structured interviews with psychologists employed in this institution who perform or have performed criminological examinations. The results suggest that the criminological examination is justified and relevant for the relations in question. It is suggested that the criminological examination may be used as a mediational means, from Wertschs perspective (1995)
 
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Bulcao_me.pdf (802.51 Kbytes)
Date de Publication
2018-11-08
 
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