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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-25112019-164354
Documento
Autor
Nome completo
Henrique Pereira Rufo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Ottoni, Eduardo Benedicto (Presidente)
Falotico, Tiago
Mendes, Francisco Dyonisio Cardoso
Verderane, Michele Pereira
Título em português
Difusão experimentalmente induzida do uso de ferramentas de sonda em um grupo semi-livre de macacos-prego (Sapajus SP.)
Palavras-chave em português
Aprendizagem social
Difusão
Macacos-prego
Sondas
Uso de ferramentas
Resumo em português
Os macacos-prego selvagens são usuários habilidosos de ferramentas líticas. O uso habitual de sondas, porém, só foi observado em machos de uma única população. Nós disponibilizamos a um grupo de macacos-prego (Sapajus sp.) semi-livre caixas-problema das quais eles poderiam extrair melado ou alimentos sólidos através de ferramentas de sonda. A disponibilidade das ferramentas variou em todas as condições. Após 17hs de interação do grupo com a caixa de melado, 1 macho adulto resolveu a tarefa. Demorou muito mais tempo para que outros cinco machos fossem bem-sucedidos. As fêmeas, no entanto, apresentaram uma frequência de visitação baixa ao experimento. Nós comparamos os comportamentos destes cinco machos proficientes (primeiro macho inovador excluído), com os próximos 5 machos mais ativos (malsucedidos): a frequência de "Manipulação de Varetas" foi a única diferença significativa. Oportunidades de "Inserções Observadas" ou "Scrounging" não tiveram nenhum efeito imediato no sucesso - nem "Retirar varetas facilitadas" (exceto para o primeiro sujeito bem-sucedido). O contato social e a facilitação da extração de sondas levaram a um aumento da manipulação das varetas e do contato com as caixas, aumentando as oportunidades de aprendizagem social: a primeira inserção bem-sucedida pareceu ocorrer inadvertidamente após a frequente manipulação de varetas na caixa de melado. A generalização para o sucesso na Caixa de alimentos sólidos foi extremamente rápida para os macacos bem-sucedidos na caixa de melado
Título em inglês
Experimentally induced diffusion of probe tool use in a group of tufted capuchin monkeys (Sapajus sp.)
Palavras-chave em inglês
Capuchin monkey
Social learning
Stick tool-use
Resumo em inglês
Wild tufted capuchins are dexterous stone tool users. The customary use of probes, though, has only been observed in males of a single population. We exposed a semi-free group to boxes from which molasses or solid food could be extracted. Probe availability varied across conditions. After 17hs of group interaction with the molasses box, 1 adult male solved the task. It took much longer for 5 other males to succeed (females visited much less the apparatus). We compared the behaviors of these five proficient males (first excluded) with the next 5 more active (unsuccessful) males: frequency of "General Manipulation" of sticks was the only significant difference. "Probing observation" or "Scrounging" did not have any immediate effect on success - nor did "Pre-inserted Probe Extraction" (except for the first successful subject). Social information and facilitated probe extraction led to an increase of sticks and boxes manipulation, enhancing opportunities for associal learning: the first successful probing seemed to occur inadvertently after clumsy manipulation of sticks on the molasses box. Generalization to probing of solid food was extremely fast for the molasses-proficient monkeys
 
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rufo_corrigida_me.pdf (16.03 Mbytes)
Data de Publicação
2019-11-25
 
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