• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2011.tde-22072011-151440
Documento
Autor
Nome completo
Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Simao, Livia Mathias (Presidente)
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
Título em português
Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo
Palavras-chave em português
Intersubjetividade
Narrativas
Pedagogia
Teatro
Resumo em português
Este trabalho se situa na fronteira entre as artes cênicas e a psicologia, particularmente o Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia. Nosso problema central é compreender como o estudo sobre narrativas alegóricas construídas em espaços intersubjetivos cênicos e a construção desses espaços podem nos auxiliar na proposição de novas estratégias pedagógicas, seja no nível mesmo da sala de aula, seja na esfera da sala de ensaio (teatro). A articulação teórica desenvolvida será apresentada a partir da elaboração de um esquema que contemple aspectos balizadores do surgimento das narrativas: negociações intra e intersubjetivas e a fricção dessas, construção de espaços intersubjetivos, ilusão de apreensão total das intencionalidades e expectativas do outro e pluralidade dos conhecimentos. Esse esquema foi desenvolvido a partir da tentativa de análise de recortes da experiência empírica que originou esta pesquisa. Os trechos analisados, e que sarão apresentados, advieram de duas naturezas de registro: vídeo-gravações das etapas de construção de Dramaturgias Consensuais e anotações no caderno de campo do pesquisador. O Projeto Dramaturgias Consensuais compreende a elaboração de um texto dramatúrgico e de um espetáculo teatral resultante do mesmo, com crianças e adolescentes entre 08 e 14 anos. Chegar ao consenso atua como problematizador da ação interativa-criativa. A articulação entre as artes cênicas e a psicologia surgiu da necessidade de compreender: 1 - como a noção de espaço intersubjetivo e de negociação de sentido da experiência podem nos auxiliar na compreensão dos participantes da pesquisa, ou seja, sujeitos em processo de criação,nos sentidos das proposições de BOESCH, LINELL, MARKOVÀ, ROMMETVEIT, SIMÃO, VALSINER; 2 como a construção de narrativas pessoais, necessárias ao processo criativo, modula a constituição subjetiva; nesse sentido articulamos as considerações de Walter Benjamin sobre narrativa, conhecimento alegórico e instância representacional do sujeito (EU), com recortes das obras dos já citados autores do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia, no que concerne ao item 1
Título em inglês
Consensuals dramaturgies: the verbal interaction in the creative act
Palavras-chave em inglês
Intersubjectivity
Narratives
Pedagogy
Theatre
Resumo em inglês
This research work lies on the border between dramatic arts and psychology, particularly the Semiotic-Cultural Constructivism in Psychology. Our central problem is to understand how the study of allegorical narratives built on intersubjective scenic spaces and the construction of these spaces can help us in the proposition of new teaching strategies, whether in classroom, whether in rehearsal room (theater). The developed theoretical formulation will be presented from the establishment of a scheme that covers guide aspects of the narratives emergence: intra and intersubjective negotiations and their friction, construction of intersubjective spaces, illusion of totally seizing the others intentions and expectations, and knowledge plurality. This scheme was developed from the attempt to analyze an extract of the empirical experience that led to this research. The analyzed excerpts, that will be here presented, derived from two different sources of register: Video-recordings of Consensual Dramaturgies building steps, and the notes on the researcher's field diary. The Consensual Dramaturgies Project includes the preparation of a dramaturgical text and a theatrical show, which follows it, with children and adolescents between 08 and 14 years of age. To reach consensus acts as the problematization of the interactive-creative action. The relationship between dramatic arts and psychology came from the need to understand: 1- how the notion of intersubjective space and the negotiation of the experiences meaning can help us understanding the research participants, ie subjects under process of creation, towards the propositions of BOESCH, LINELL, MARKOVÀ, ROMMETVEIT, SIMÃO, VALSINER; 2- how the construction of personal narratives, which are necessary for the creative process, modulates the subjective constitution; in this sense we articulate the considerations by Walter Benjamin on narrative, allegorical knowledge and representational body of the subject (Self), with excerpts from the works of the already mentioned Semiotic-Cultural Construtivism in Psychology, with respect to item 1
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
sampaio_me.pdf (1.93 Mbytes)
Data de Publicação
2011-09-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.