• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2011.tde-22072011-151440
Documento
Autor
Nombre completo
Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Simao, Livia Mathias (Presidente)
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
Título en portugués
Dramaturgias consensuais: a interação verbal no ato criativo
Palabras clave en portugués
Intersubjetividade
Narrativas
Pedagogia
Teatro
Resumen en portugués
Este trabalho se situa na fronteira entre as artes cênicas e a psicologia, particularmente o Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia. Nosso problema central é compreender como o estudo sobre narrativas alegóricas construídas em espaços intersubjetivos cênicos e a construção desses espaços podem nos auxiliar na proposição de novas estratégias pedagógicas, seja no nível mesmo da sala de aula, seja na esfera da sala de ensaio (teatro). A articulação teórica desenvolvida será apresentada a partir da elaboração de um esquema que contemple aspectos balizadores do surgimento das narrativas: negociações intra e intersubjetivas e a fricção dessas, construção de espaços intersubjetivos, ilusão de apreensão total das intencionalidades e expectativas do outro e pluralidade dos conhecimentos. Esse esquema foi desenvolvido a partir da tentativa de análise de recortes da experiência empírica que originou esta pesquisa. Os trechos analisados, e que sarão apresentados, advieram de duas naturezas de registro: vídeo-gravações das etapas de construção de Dramaturgias Consensuais e anotações no caderno de campo do pesquisador. O Projeto Dramaturgias Consensuais compreende a elaboração de um texto dramatúrgico e de um espetáculo teatral resultante do mesmo, com crianças e adolescentes entre 08 e 14 anos. Chegar ao consenso atua como problematizador da ação interativa-criativa. A articulação entre as artes cênicas e a psicologia surgiu da necessidade de compreender: 1 - como a noção de espaço intersubjetivo e de negociação de sentido da experiência podem nos auxiliar na compreensão dos participantes da pesquisa, ou seja, sujeitos em processo de criação,nos sentidos das proposições de BOESCH, LINELL, MARKOVÀ, ROMMETVEIT, SIMÃO, VALSINER; 2 como a construção de narrativas pessoais, necessárias ao processo criativo, modula a constituição subjetiva; nesse sentido articulamos as considerações de Walter Benjamin sobre narrativa, conhecimento alegórico e instância representacional do sujeito (EU), com recortes das obras dos já citados autores do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia, no que concerne ao item 1
Título en inglés
Consensuals dramaturgies: the verbal interaction in the creative act
Palabras clave en inglés
Intersubjectivity
Narratives
Pedagogy
Theatre
Resumen en inglés
This research work lies on the border between dramatic arts and psychology, particularly the Semiotic-Cultural Constructivism in Psychology. Our central problem is to understand how the study of allegorical narratives built on intersubjective scenic spaces and the construction of these spaces can help us in the proposition of new teaching strategies, whether in classroom, whether in rehearsal room (theater). The developed theoretical formulation will be presented from the establishment of a scheme that covers guide aspects of the narratives emergence: intra and intersubjective negotiations and their friction, construction of intersubjective spaces, illusion of totally seizing the others intentions and expectations, and knowledge plurality. This scheme was developed from the attempt to analyze an extract of the empirical experience that led to this research. The analyzed excerpts, that will be here presented, derived from two different sources of register: Video-recordings of Consensual Dramaturgies building steps, and the notes on the researcher's field diary. The Consensual Dramaturgies Project includes the preparation of a dramaturgical text and a theatrical show, which follows it, with children and adolescents between 08 and 14 years of age. To reach consensus acts as the problematization of the interactive-creative action. The relationship between dramatic arts and psychology came from the need to understand: 1- how the notion of intersubjective space and the negotiation of the experiences meaning can help us understanding the research participants, ie subjects under process of creation, towards the propositions of BOESCH, LINELL, MARKOVÀ, ROMMETVEIT, SIMÃO, VALSINER; 2- how the construction of personal narratives, which are necessary for the creative process, modulates the subjective constitution; in this sense we articulate the considerations by Walter Benjamin on narrative, allegorical knowledge and representational body of the subject (Self), with excerpts from the works of the already mentioned Semiotic-Cultural Construtivism in Psychology, with respect to item 1
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
sampaio_me.pdf (1.93 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-09-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.