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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2007.tde-19062008-085321
Documento
Autor
Nome completo
Zysman Neiman
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Ades, Cesar (Presidente)
Costa, Nadja Maria Castilho da
Guimarães, Solange Terezinha de Lima
Padua, Suzana Machado
Tassara, Eda Terezinha de Oliveira
Título em português
A educação ambiental através do contato dirigido com a natureza
Palavras-chave em português
conservação (comportamento ecológico)
ecologia
educação ambiental
psicologia ambiental
turismo
Resumo em português
Esta tese apresenta os resultados de um estudo sobre o surgimento de atitudes pró-ambiente, num quadro de inter-relação entre Educação Ambiental e Ecoturismo. Mostra-se aqui que o contato com a natureza é efetivo em gerar atitudes e motivações ambientalistas. A experiência obtida em 16 anos e 107 viagens de Ecoturismo ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR, com grupos de participantes de atividades dirigidas serviu de ponto de partida para a presente pesquisa. Em estudos iniciais, foram feitas entrevistas com visitantes de 10 áreas naturais do Brasil, visando avaliar suas principais motivações para as visitas a essas localidades e foram aplicados questionários a diversos profissionais de Educação Ambiental a respeito de suas motivações pessoais e estratégias mais eficientes para mudanças de atitudes ambientalistas. A principal motivação apontada pelos visitantes foi de ordem afetiva ("contemplação ou contado com a natureza", "repouso ou fuga da rotina"). Apesar de ser muito marcante na sua vida, os profissionais de Educação Ambiental atribuíram uma importância relativamente menor ao contato com a natureza. Num estudo experimental, em duas replicações, foram comparados grupos que tiveram um contato dirigido com a natureza (em viagem ao PETAR) a outros que serviram de controle, verificando-se possíveis mudanças de conhecimentos, sentimentos, valores, atitudes e vieses paradigmáticos. A visita dirigida gerou mudanças significativas no sentido de uma transformação dos conhecimentos, valores e atitudes em direção a um comportamento pró-ambiente. As viagens dirigidas à natureza, entretanto, não foram suficientes para gerar percepções diferentes em relação aos paradigmas de Desenvolvimento Sustentável e de Sociedades Sustentáveis. Conclui-se que a concepção do Ecoturismo como um "turismo de destino" (a natureza) deve ser substituída por uma "forma de fazer turismo", na qual o papel do profissional condutor não se resume a "levar", mas sim a "fazer perceber". Ao promover afetos especiais no contato com a natureza, o Ecoturismo pode gerar mudanças motivacionais significativas para a constituição de atitudes e valores pró-ambiente.
Título em inglês
The environmental education through contact directed with the nature
Palavras-chave em inglês
conservation (environmental behavior)
ecology
environmental education
environmental psychology
tourism
Resumo em inglês
This thesis presents the results of a study on the rising of pro-environmental attitudes, in an interrelation between Environmental Education and Ecotourism. In this paper, it's shown that the contact with nature is effective in generating environmentalist attitudes and motivations. The experience acquired in 16 years and 107 ecotourist trips to Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - PETAR (Alto Ribeira Turistic State Park) with groups of participants in directed activities was the starting point for the current research. In initial studies, interviews were conducted with visitors of 10 natural areas in Brazil, focusing on the assessment of their main reasons to visit those places, and surveys were carried out with several Environmental Education professionals aiming at their personal reasons and more efficient strategies for changes in the attitude towards the environment. The main reason pointed out by the visitors was of emotional nature (contemplation or contact with nature, relaxation or an escape from routine). Although the contact with nature is outstanding in Environmental Education professionals´ lives, they gave a relatively smaller importance to it. In an experimental study, in two applications, two groups were compared: one which had a directed contact with nature (in trips to PETAR) and a control group, verifying possible changes of knowledge, feelings, values, attitudes and paradigms. The directed visit generated many meaningful changes in what regards knowledge, value and attitude towards a pro-environmental behavior change. The directed trips to the nature, however, were not enough to create different perceptions of Sustainable Development and Sustainable Societies paradigms. The conclusion reached is that the conception of Ecotourism as "destination tourism" (to nature) must be substituted by a "way of making tourism", in which the role of the leading professional is not only "guiding", but "making the traveler understand". When boosting special emotions out of the contact with nature, Ecotourism can generate meaningful motivational changes for the construction of proenvironmental attitudes and values.
 
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Neiman_do.pdf (2.19 Mbytes)
Data de Publicação
2008-08-27
 
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