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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2009.tde-17122009-110138
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Schor
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Figueiredo, Luiz Claudio Mendonca (Presidente)
Saber, Tales Afonso Muxfeldt Ab'
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
Título em português
Da onipotência ao universo dos possíveis: aspectos da travessia humana em Winnicott e Piaget
Palavras-chave em português
Desenvolvimento humano
Epistemologia
Ontologia
Piaget Jean 1896-1980
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumo em português
O presente trabalho tem por objetivo alavancar uma discussão sobre as concepções de Donald W. Winnicott e Jean Piaget acerca do desenvolvimento humano. A despeito das inegáveis distinções relativas a seus propósitos investigativos, bem como às tradições teórico-epistemológicas sobre as quais se apóiam suas teorias, a presente pesquisa parte do pressuposto de uma ligação constitutiva entre os caminhos de objetivação e de subjetivação traçados pelo ser humano ao longo da vida. Desde o ponto de vista do sujeito em desenvolvimento, assume-se a existência de uma indiferenciação primordial entre as noções de si-mesmo e do mundo externo, a qual, segundo ambos os autores, seria característica dos primeiros meses de vida. Daí em diante, o caminho do desenvolvimento seria capaz de conduzir, pouco a pouco, a uma distinção entre esses dois termos, levando à percepção de si-mesmo como um ente de dimensões limitadas, concomitantemente à concepção de um universo exterior sólido e permanente. Considera-se, de um lado, a teoria piagetiana como um sistema de pensamento ocupado em investigar o desenvolvimento da capacidade humana em apreender as leis do universo externo. De outro, a teoria winnicottiana é reconhecida como um ponto de vista acerca dos processos de formação da personalidade e conquista da singularidade. A partir da suposição de uma ligação inevitável entre tais caminhos, admite-se o diálogo entre ambas as teorias, e propõe-se investigar o alcance de uma eventual possibilidade de articulação entre as mesmas.
Título em inglês
From the omnipotence to the all possible universe: aspects of human journey in Winnicott and Piaget
Palavras-chave em inglês
Epistemology
Human development
Ontology
Piaget Jean 1896-1980
Winnicott Donald Woods 1896-1971
Resumo em inglês
The present work aims at raise a discussion about the Donald W. Winnicott and Jean Piagets conceptions of the human development. In spite of the undeniable distinctions relative to their searching purposes, as well as the theoretical-epistemological traditions which support their theories, the present research starts from the presupposition of a constitutive link between the ways of the objectification and subjectification traced by the human being trough the life. Since developing subjects point of view, it is assumed the existence of a primordial indifferentiation between the notions of self and external world, which, according to both authors, would be characteristic of the first months of life. From this moment the way of development would be able to lead, little by little, to a distinction between these two terms, leading to a self perception as a being of limited dimensions, concomitantly to a conception of a permanent and solid external universe. It is considered, on the one hand, the Piagetian theory as a system of thought occupied with searching the development of human capacity to apprehend the laws of external universe. On the other, the Winnicottian theory is recognized as a point of view on the processes of personality formation and the achievement of singularity. From the supposition of an inevitable link between such ways, it is admitted the dialogue between both theories, and it is proposed to search the extent of the occasional possibility of connection between them.
 
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Dissertacao_Schor.pdf (692.07 Kbytes)
Data de Publicação
2010-02-19
 
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