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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2009.tde-16122009-094748
Document
Auteur
Nom complet
Pedro Bordini Faleiros
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Hübner, Maria Martha Costa (Président)
Debert, Paula
Lopes Junior, Jair
Rose, Julio Cesar Coelho de
Serio, Tereza Maria de Azevedo Pires
Titre en portugais
Efeitos do tipo de acesso à soma da pontuação do outro jogador na emissão de respostas "cooperativas" no jogo dilema do prisioneiro repetido
Mots-clés en portugais
Análise do comportamento
Cooperação
Jogos
Respostas de observação
Resumé en portugais
Quando são mantidas as propriedades da estratégia Tit-For-Tat (TFT), no Jogo Dilema do Prisioneiro Repetido, a cooperação ocorre. Porém, quando qualquer uma das propriedades é alterada, como o acesso à soma da pontuação do outro jogador, é provável que a cooperação deixe de ocorrer. O objetivo do estudo foi verificar se o tipo de acesso à soma da pontuação do outro jogador pode afetar a freqüência de respostas cooperativas no Jogo Dilema do Prisioneiro Repetido. Vinte e quatro (24) estudantes universitários foram submetidos a um programa de computador, programado para jogar a estratégia TFT. Era informado, porém, ao participante, que ele estava jogando com outra pessoa. Uma única sessão de 100 tentativas foi conduzida. Os participantes foram divididos em três grupos de oito cada, nas seguintes condições experimentais: Grupo SEM ACESSO (SA), em que o acesso era apenas à soma da própria pontuação; Grupo ACESSO SEMPRE (AS), em que era disponibilizado o acesso à soma da própria pontuação e a do outro em todas tentativas e o Grupo ACESSO RANDÔMICO (AR), em que o acesso à soma da própria pontuação ocorria em todas as tentativas e a do outro participante ocorria em algumas tentativas, randomicamente. Todos os participantes do Grupo SA passaram a cooperar durante a sessão. No Grupo AS, a maioria delatou no início, mas depois passou a cooperar. No Grupo AR, dos oito participantes, apenas dois mostraram uma tendência em cooperar, mas emitiram uma freqüência de cooperação menor em relação à delação. Com base nos resultados, é discutido que o tipo de acesso à soma da pontuação do outro jogador, no Jogo Dilema do Prisioneiro Repetido, passou a ter uma função discriminativa no aumento ou diminuição de repostas cooperativas. Também é discutida a importância da possibilidade da emissão da resposta de observação para o estabelecimento da cooperação diante da estratégia TFT.
Titre en anglais
Effects of type of access to the sum of the scores anothers player in the responses cooperative in the Iterated Prisoners Dilemma Game
Mots-clés en anglais
Behavioral assessment
Cooperation
Games
Observing response
Resumé en anglais
When the properties of Tit-For-Tat (TFT) are held in Iterated Prisoner's Dilemma Game, the cooperation occurs. But when any of the properties is changed such as the access to the sum of the scores another´s player is there is a probability that the cooperation no longer occurs. The objective of the study was to determine if the type of access to the sum of the scores anothers player, can affect the frequency of cooperative response in Iterated Prisoners Dilemma Game. Twenty four (24) undergraduate students were submitted to a computer program, scheduled to play the strategy TFT. But the participant was informed that he was playing with another player. One 100 trial session was conducted. Participants were divided into three groups of eight each, in the following experimental conditions: NO ACCESS Group (NA), where access was only to the sum of their own scores; ALWAYS ACCESS Group (AA), which was made available the access to the sum of their own and the anothers score in all trials and RANDOM ACCESS Group (RA), where access to the sum of their scores occurred in all trials and to the anothers score occurred in some trials, randomly. All participants of the Group NA began to cooperate during the session. In Group AA, the majority was defecting at first, but then began to cooperate. In Group RA among eight participants, only two showed a tendency to cooperate but showed a smaller frequency of cooperation than defection. Based on the results it is discussed that the type of access to the sum of the scores anothers player in the Iterated Prisoner's Dilemma Game began to have a role in increasing or decreasing discriminative cooperative responses. Also it is discussed the importance of observing response to the establishment of cooperation in TFT strategy.
 
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Faleiros_DO.pdf (729.76 Kbytes)
Date de Publication
2010-02-19
 
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