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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2012.tde-14092012-121457
Documento
Autor
Nome completo
Karina Schmidt Brancher
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Figueiredo, Luiz Claudio Mendonca (Presidente)
Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre
Graça, Fátima Regina Flórido Cesar de Alencastro
Título em português
Entre a forja e a bigorna: a escrita de singularização do psicanalista Gilberto Safra
Palavras-chave em português
Desconstrução
Donald Woods Winnicott
Gilberto Safra
Psicanálise
Resumo em português
Ao longo da dissertação, para dar forma e legitimidade à intuição e à experiência emocional e intelectiva que a autora teve com a obra do psicanalista brasileiro Gilberto Safra, foi empreendido o esforço de fabricar uma interpretação que acontecesse como reposta a esta obra. Para tanto, propusemos uma leitura pormenorizada (o que inclui a leitura sistemática e a leitura próxima desconstrutiva) de dois livros de Safra: Momentos Mutativos em Psicanálise, sua tese de doutorado e A Face Estética do Self, sua tese de livre docência. Este recorte da obra se ancorou na hipótese de que haveria algo na construção do pensamento psicanalítico de Safra que se modificou consideravelmente entre estes dois momentos de sua trajetória pessoal, autoral e na sua formação como analista. Em resposta a estas questões, uma leitura entrelaçada das teses que compõem seu pensamento psicanalítico com suas condições de possibilidade nos levou a compreender que a escrita de Safra deixa entrever o tortuoso movimento de busca de um analista por sua morada conceitual, ética e estética. O que está em jogo é sempre o processo de singularização: do analista, do paciente e das possibilidades de se fazer teoria e clínica psicanalíticas nos tempos atuais
Título em inglês
Between the forge and the anvil: the singularization writing of psychoanalyst Gilberto Safra
Palavras-chave em inglês
Deconstruction
Donald Woods Winnicott
Gilberto Safra
Psychoanalysis
Resumo em inglês
This dissertation, in order to shape and legitimize the authors intuition, and emotional and intellectual experience with the works of Brazilian psychoanalyst Gilberto Safra, strived to create an interpretation that could stand as answer to said works. As such, we proposed a detailed reading (which includes a systematic and then deconstructive reading) of two of Safras books: Mutative Moments in Psychoanalysis, his doctoral thesis, and The Aesthetic Face of the Self, his associate professorship thesis. This partial selection of his work is anchored on the hypothesis that there would be something in the construction of Safras psychoanalytical thinking which had been considerably altered between these two points in his personal and authorial trajectory, and his training as an analyst. In response to these questions, an interwoven reading of these theses which make up his psychoanalytical thought, with their conditions of possibility, led us to understand that Safras writing allows us to glimpse an analysts tortuous path in search of his conceptual, ethical and aesthetic references. Whats at stake is always the singularization process: of the analyst, the patient and the possibilities of creating psychoanalytical theory and doing psychoanalytical clinic work in current times
 
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brancher_me.pdf (362.02 Kbytes)
Data de Publicação
2012-10-10
 
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