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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2009.tde-14092009-160042
Documento
Autor
Nome completo
Leila Felippe Bagaiolo Raphaelli
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Hübner, Maria Martha Costa (Presidente)
Debert, Paula
Domeniconi, Camila
Meyer, Sonia Beatriz
Micheletto, Nilza
Título em português
Padrões de aquisição de discriminação condicional durante a emergência do controle por unidades verbais mínimas na leitura em crianças com autismo e desenvolvimento típico
Palavras-chave em português
Autismo
Controle do estímulo
Discriminação condicional
Equivalência de estímulos
Estímulos verbais
Leitura
Resumo em português
O Estudo 1 deste trabalho teve como objetivo avaliar, em participantes típicos, possíveis controles de estímulos envolvidos no processo de aquisição do controle por unidades verbais mínimas durante os treinos de discriminação condicional dos estímulos compostos (palavras), e durante os testes que avaliavam deste repertório. O objetivo do Estudo 2 foi realizar uma replicação sistemática dos procedimentos metodológicos e de análise empregados no Estudo 1 com uma participante com autismo e, propor procedimentos individualizados de correção de controle restrito de estímulos. No Estudo 1 foram analisados dados anteriormente coletados, por meio de um programa de ensino de leitura generalizada, de três participantes e, também, foi proposta uma categorização dos pares de estímulos relacionados às respostas dos participantes e os estímulos modelo apresentados, em cada tentativa de erro, em termos da presença de diferenças críticas ou múltiplas nos elementos dos estímulos compostos. No Estudo 2 foi aplicado o programa para a emergência de controles por unidades verbais mínimas e também foi realizada a análise de erros do Estudo 1 que, em parte, auxiliou na introdução de procedimentos específicos e individualizados para a correção de padrões de controle restrito de estímulos. Os resultados do Estudo 1 e 2 apontaram que, de forma geral, os quatro participantes demonstraram aquisição do controle por unidades verbais mínimas, mas foi observada ocorrência de variabilidade no que se refere à predominância de erros envolvendo diferenças críticas ou múltiplas e no que se refere à necessidade de introdução de procedimentos específicos e individualizados para maximizar o repertório de aquisição esperado ou corrigir controles restritos de estímulos.
Título em inglês
Patterns of conditional acquisition of discrimination during the emergency control units for minimum sum in reading in children with autism and typical development
Palavras-chave em inglês
Autism
Conditional Discrimination
Equivalence Relations
Reading
Stimulus Control
Verbal Stimulus
Resumo em inglês
Study 1 of this work aimed to evaluate, in children with typical development, possible controls of stimuli involved in the process of acquisition of control by minimal verbal units. Investigation took place during the training sessions of conditional discrimination of compound stimuli (written words), and during the tests that evaluated the emergence of control by minimal verbal units. The purpose of Study 2 was threefold. Firstly, to carry out a systematic replication of the procedures employed in Study 1 with a participant with autism. Secondly, to widen the scope of analysis of Study1. And thirdly, to propose procedures for correction of individual control to restricted stimuli. In Study 1, previously-collected data were analyzed through a program of recombinative reading with three participants. The pairs of stimuli related to the responses of participants and the stimuli model presented in each trial error were categorized. The results were analyzed to see critical and multiple differences of compound stimuli. In Study 2, not only were the same program and categorization applied, but specific and individualized procedures to correct patterns of restricted control of stimuli were introduced. The results of Study 1 and 2 showed that, in general, the four participants demonstrated acquisition of control by minimal verbal units. However, occurrence of variability regarding the prevalence of errors involving multiple or critical differences was observed. There was also variability with regards to the need to introduce specific and individualized procedures to maximize the expected repertoire or correct restricted stimuli control.
 
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leilabagaiolo.pdf (1.96 Mbytes)
Data de Publicação
2010-02-22
 
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