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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2010.tde-08092010-150927
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Cunha Cruvinel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Hübner, Maria Martha Costa (Presidente)
Gil, Maria Stella Coutinho de Alcantara
Meyer, Sonia Beatriz
Souza, Carlos Barbosa Alves de
Zamignani, Denis Roberto
Título em português
Análise da aquisição de comportamento verbal em uma criança dos dezoito meses aos dois anos de idade
Palavras-chave em português
Aquisição linguística
Componente operante
Comunicação verbal
Criança em idade pré-escolar
Resumo em português
A proposta do presente estudo é investigar a aquisição de comportamento verbal em uma pesquisa longitudinal com uma criança de desenvolvimento típico dos dezoito meses aos dois anos de idade, adotando como unidade de análise os operantes verbais propostos por Skinner (1957). O objetivo do trabalho é analisar as respostas verbais emitidas pela criança e pelo acompanhante em situações naturais em termos de operantes verbais e tentar identificar relações entre a emissão de operantes do acompanhante e da criança, de maneira a investigar possíveis padrões de interação na aquisição de comportamento verbal. Foram registradas e transcritas trinta e quatro sessões com duração média de quinze minutos por semana. Os dados foram analisados baseados em categorias criadas a partir dos operantes verbais propostos por Skinner (1957). Os resultados apontam um aumento abrupto na frequência acumulada da emissão das categorias de tatos, mandos, ecóicos e intraverbais da criança a partir dos vinte meses de idade. Esse aumento também ocorre simultaneamente na frequência acumulada da emissão das mesmas categorias do acompanhante. A categoria mais emitida pela criança foi a de tatos, enquanto que a categoria com mais emitida pelos acompanhantes foi a de mandos
Palavras-chave em inglês
Language aquisition
Operant behavior
Preschool age children
Verbal communication
Resumo em inglês
The purpose of the present study is to investigate the acquisition of verbal behavior in a longitudinal research with a typical development child from eighteen months of age until two years old, adopting as unit of analysis Skinner´s (1957) verbal operants. The aim of the present work is to analyze verbal responses emitted by the child and the caretakers in a natural setting in terms of verbal operants and try to identify relations between the emission of operants by caretakers and the child, investigating possible interaction patterns in the acquisition of verbal behavior. Thirty four sessions of fifteen minutes of duration were registered per week and then transcript. Data were analyzed based upon categories created from Skinner´s verbal operants (1957). Results show a rapidly increase in the emission of tact, mand, echoic and intraverbal categories of the participant after twenty months of age. This increase also happened simultaneously in the emission of the same categories of the caretaker. The most emitted category of the child was the tacts, while the most emitted category by the caretaker was the mands
 
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cruvinel_do.pdf (854.76 Kbytes)
Data de Publicação
2010-12-10
 
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