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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2012.tde-07022013-103637
Document
Auteur
Nom complet
William Ferreira Perez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Tomanari, Gerson Aparecido Yukio (Président)
Benvenuti, Marcelo Frota
Huziwara, Edson Massayuki
Rose, Julio Cesar Coelho de
Velasco, Saulo Missiaggia
Titre en portugais
Equivalência de estímulos e transferência de função: avaliando os efeitos dos controles por seleção e por rejeição
Mots-clés en portugais
Adulto
Emparelhamento com o modelo com observação requerida (MTS-OR)
Equivalência de estímulos
Transferência de função
Resumé en portugais
Em uma tarefa de emparelhamento com o modelo envolvendo duas escolhas, o participante pode aprender tanto a selecionar o estímulo correto (controle por seleção) quanto a rejeitar o estímulo incorreto (controle por rejeição). O presente trabalho investigou o efeito dos controles por seleção e por rejeição sobre a formação de classes de estímulos equivalentes e sobre a transferência de função discriminativa. O Capítulo 1 apresenta uma revisão metodológica que sistematizou os procedimentos utilizados para inferir a ocorrência desses controles, bem como os procedimentos utilizados para manipulá-los experimentalmente. O Capítulo 2 apresenta um experimento que investigou o efeito da manipulação da observação dos estímulos de comparação sobre o estabelecimento dos controles por seleção e por rejeição. Participantes adultos foram submetidos a um treino de discriminações condicionais por meio do procedimento de emparelhamento com o modelo com observação requerida (MTS-OR). Os resultados sugerem que a ocorrência do controle por seleção foi mais provável para os participantes que foram exigidos observar o S+ ao longo de todas as tentativas de treino; o controle por rejeição só ocorreu para os participantes que foram exigidos observar o S-. Nesse último caso, impedir os participantes de observar o S+ favoreceu o estabelecimento do controle pelo S-. Por fim, o Capítulo 3 apresenta um conjunto de experimentos que avaliou o efeito dos controles por seleção e por rejeição sobre os testes de formação de classe de equivalência e sobre a transferência de função discriminativa. O procedimento de MTS-OR, aliado ao uso de diferentes proporções de S+/S-, permitiu a manipulação experimental dos controles investigados. A transferencia de função foi avaliada por meio de uma tarefa discriminativa simples sucessiva envolvendo respostas ao teclado. Os resultados sugerem que os testes de reflexividade, bem como os de transitividade e de equivalência envolvendo um nodo, foram afetados diferencialmente por esses controles. Os resultados dos testes de transferência de função sugerem a formação de diferentes classes a depender do controle estabelecido, por seleção ou por rejeição
Titre en anglais
Stimulus equivalence and transfer of function: Evaluating the effects of select and reject controls
Mots-clés en anglais
Adults
Matching-to-sample with observing requirements (MTS-OR)
Stimulus equivalence
Transfer of function
Resumé en anglais
In a two-choice matching-to-sample task, the participant might learn either to select the correct stimulus (select control) or to reject the incorrect one (reject control). The present dissertation investigated the effects of select and reject controls upon equivalence-class formation and transfer of discriminative function. Chapter 1 presents a methodological review that analyzed procedures used to infer the occurrence of such controls and also procedures used to experimentally manipulate them. Chapter 2 presents an experiment that evaluated the effects of manipulating observing responses towards comparison stimuli upon the establishment of select or reject controls. Adults participated and were exposed to a conditional discrimination training in a matching-tosample task with observing requirements (MTS-OR). Results suggest that select control was more likely to occur for participants that were required to observe the S+ in every training trial; reject control occurred only for participants that were required to observe the S- in every training trial. In this last case, preventing participants from observing the S+ also increased the chances of control by the S-. Finally, Chapter 3 presents experiments that evaluated the effects of select or reject controls upon equivalence-class-formation tests and transfer of discriminative function. The MTS-OR procedure, allied with different proportions of S+/S-, allowed manipulating the controls that were investigated. The transfer of function was evaluated by means of a simple successive discrimination task involving key-pressing responses on the keyboard. The results suggest that the reflexivity tests, and also the one-node transitivity and equivalence tests, were differentially affected by such controls. Transfer of function test results suggest the formation of different classes depending on the control that was established, select or reject
 
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perez_corrigida.pdf (2.00 Mbytes)
Date de Publication
2013-02-19
 
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