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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.1999.tde-07022012-142242
Documento
Autor
Nome completo
Briseida Dogo de Resende
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Ottoni, Eduardo Benedicto (Presidente)
Mauro, Patricia Izar
Sato, Takechi
Título em português
"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema".
Palavras-chave em português
Análise do comportamento
Aprendizagem animal
Aprendizagem social
Macacos-prego
Primatas (não humanos)
Resumo em português
Macacos-prego (Cebus apella) são proficientes manipuladores de objetos. Este trabalho teve como objetivo estudar os processos de aprendizagem individual e social que durante a aquisição de um comportamento que consistia na abertura de trincos de uma caixa-problema. Foram utilizados dois grupos de macacos, sendo que de cada grupo um indivíduo foi treinado para executar a tarefa. A análise do processo de aprendizagem individual destes dois sujeitos foi feita a partir da construção de curvas de aprendizagem que levaram em conta a interação dos animais com a caixa e com os trincos. Além disso, foi feita uma análise de seqüências comportamentais através do uso de modelos log-lineares. Posteriormente, estes sujeitos serviram de modelo para os outros indivíduos do seu grupo: o sujeito treinado executava a tarefa enquanto era assistido por um outro indivíduo do grupo. Em seguida o modelo era retirado do recinto e o observador poderia tentar executar a tarefa. Desta forma pretendia-se estudar os processos de aprendizagem por observação. Os macacos-prego devidamente treinados tornaram-se eficientes abridores de trincos, evidenciando que possuem uma grande capacidade de aprendizagem individual. Os dados sobre aprendizagem social foram inconclusivos principalmente porque os observadores não observaram adequadamente a demonstração da tarefa.
Título em inglês
Study of individual and social learning processes in Tufted capuchin monkeys (Cebus apella) through the manipulation of a problem-box
Palavras-chave em inglês
Animal learning
Behavioral assessment
Monkeys
Primates (nonhuman)
Social learning
Resumo em inglês
Capuchin monkeys (Cebus apella) are excellent object handlers. This work aimed to study individual and social learning processes which took place during the aquisition of a task that consisted on opening bolts from a problem-box. Two groups were used and, from each group, one subject was trained to perform the task. The analysis of the individual learning process was based on the construction of learning curves with the animals' interactions with the box and the bolts. Besides, an analysis of behavior sequences through the use of log-linears models was performed. Then, these subjects were used as models for the other subjects in their own group: the trained subject performed the task while another subject of the group watched. Afterwards, the model was put aside and the observer would be allowed to try to solve the task in order to study observational learning processes. The well trained monkeys became efficient bolt openers, showing that they have great individual learning skills. Data from social learning were inconclusive mainly because the observers didn't watch the demonstration of the task properly.
 
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briseida_dissertacao.pdf (481.24 Kbytes)
Briseida_pretexto2.pdf (36.44 Kbytes)
Data de Publicação
2012-02-07
 
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