• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2016.tde-05082016-153222
Documento
Autor
Nombre completo
Iatan Rodrigues Boutros Ladeia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Ottoni, Eduardo Benedicto (Presidente)
Lopes, Fivia de Araújo
Resende, Briseida Dogo de
Título en portugués
Aprendizagem socialmente mediada: Vieses cognitivos na "superimitação
Palabras clave en portugués
Aprendizagem social
Competência autodeclarada
Imitação
Prestígio
Vieses de transmissão
Resumen en portugués
A superimitação é definida como uma tendência à cópia de todas as ações executadas por um modelo, mesmo as claramente irrelevantes. Os mecanismos motivacionais e a funcionalidade da superimitação ainda são pouco compreendidos, mas um possível sentido adaptativo estaria associado à opacidade causal de boa parte dos comportamentos socialmente aprendidos. Este fenômeno tem sido amplamente replicado em vários contextos e observado no comportamento de crianças de diversas faixas etárias e até mesmo de adultos. Apesar de sua aparente robustez, estudos têm relatado que a superimitação é sensível a algumas características do modelo. Estas evidências são compatíveis com a previsão de modelos teóricos de coevolução genes-cultura de que a aprendizagem social humana é influenciada por um conjunto de vieses cognitivos que permitem que a aquisição de informações ocorra de maneira seletiva, desfavorecendo a aprendizagem de comportamentos maladaptativos que podem estar disponíveis no contexto social. Este trabalho teve como objetivo investigar o efeito de informações relacionadas à competência ou incompetência de um modelo adulto sobre a fidelidade da cópia de ações relevantes e irrelevantes observadas por crianças de 5 anos de idade em uma tarefa. Foram testadas as influências de informações declaradas pelo próprio modelo e também por terceiros em uma conversa sobre o modelo. Adicionalmente, foram investigadas diferenças entre os sexos dos participantes quanto à fidelidade da cópia. Os resultados indicam um efeito fraco dos vieses de "competência autodeclarada" e de "prestígio" do modelo sobre a superimitação. Outras informações, potencialmente mais confiáveis (não manipuladas neste estudo), podem ter sido utilizadas pelas crianças para atribuição de competência ao modelo
Título en inglés
Socially biased learning: cognitive biases on overimitation
Palabras clave en inglés
Imitation
Prestige
Self-declared competence
Social learning
Transmition biases
Resumen en inglés
Overimitation is defined by a tendency of copying all actions executed by a model, even the clearly irrelevants. The motivational mechanisms and functionality of overimitation still aren't well understood, but its possible adaptive meaning would be related to causal opacity of a great part of the socially learned behaviors. This phenomenon has been widely replicated in several contexts and observed in behavior of children of different ages and even in adults. Despite the seeming robustness of overimitation, studies showed that it is sensitive to some characteristics of the model. These evidences are consistent with the prediction of theoretical models of gene-culture coevolution that human social learning is affected by a set of cognitive biases that allow a selective acquisition of information, disadvantaging the learning of maladaptive behaviors that can be socially available. Our work intended to investigate the effect of information about the competence or incompetence of an adult model on the copy fidelity of relevant and irrelevant actions by five-year-old children in a task. We tested the influence of self-declared information about the model and also the same kind of information given by third-parties in a conversation about the model. We also investigate sex differences in copy fidelity. Our results reveal a weak effect of "self-declared competence" or "prestige" model-based biases on overimitation. Other information, potentially more reliable but not manipulated by us, could be used by the children to assign competence to the model
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ladeia_corrigida.pdf (2.06 Mbytes)
Fecha de Publicación
2016-08-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.