• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2017.tde-03102017-170245
Document
Auteur
Nom complet
Hercules Zacharias Lima de Morais
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Guimarães, Danilo Silva (Président)
Alarcon, Carlos Eduardo Cornejo
Mate, Alexandre Luiz
Titre en portugais
Como olhos de cotidiano se tornam olhos estéticos? Processos artísticos como processos de invenção de sentidos sobre o mundo
Mots-clés en portugais
Artes da representação
Construtivismo Semiótico-cultural
Corporeidade
Fenomenologia
Processos artísticos
Programa vocacional
Teatro laboratório
Resumé en portugais
Como a experiência estética pode ampliar as condições de escuta, leitura e compreensão do mundo? O objetivo desta pesquisa é trazer à luz o campo da criação artística como analogia da construção sensível do ser humano e a constituição de sua visão de mundo. Espera-se poder refletir sobre como o trabalho artístico se relaciona com processos subjetivos, conduzindo à transformação de aspectos psicológicos. Tomaremos a abordagem do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia como possibilidade de mediação de um diálogo entre Artes Cênicas e Psicologia, para a compreensão de processos e modos híbridos de criação, com o intuito de poder contribuir com procedimentos que abarquem estratégias de intervenção em Psicologia. Utilizaremos como material empírico os registros da atividade artístico-pedagógica do pesquisador que atua como artista-orientador do Programa Vocacional da Prefeitura da cidade de São Paulo. A forma de análise dos resultados prezará pela compreensão do acontecimento artístico em sua interdependência e interrelação com a pessoa e inserida dentro de seu campo social. São feitas reflexões sobre os procedimentos do processo de criação que envolve a elaboração de protocolos, depoimentos, entrevistas, ações culturais, construção de cenas como produtos artísticos que aparecem, ressoam e ressignificam a vida cotidiana. Consideramos que a experiência vivida da criação artística funde-se a uma pessoa também em construção, que vivencia, num espaço-tempo codificado, outras possibilidades e relações, percebe no advento do artifício sua incompletude como potencialidade latente de reinventar sua própria realidade
Titre en anglais
How do day-to-day eyes become aesthetic eyes? Artistic processes as processes of invention of senses about the world
Mots-clés en anglais
Artistic processes
Corporeity
Lab theater
Phenomenology
Representation arts
Semiotic-cultural constructivism
vocational program
Resumé en anglais
How can aesthetic experience enhance the conditions of listening, reading and understanding of the world? The objective of this research is to bring to light the field of artistic creation as an analogy of the sensitive construction of human being and his/her worldview constitution. It is expected that we can reflect on how the artistic work relates to subjective processes, which leads to the transformation of psychological aspects. We will take the approach of Semiotic- Cultural Constructivism in Psychology as the possibility of mediation of a dialogue between Performing Arts and Psychology, in order to understand of processes and hybrid forms of creation, intending to being able to contribute to procedures that cover strategies of intervention in Psychology. As empirical material, we will use the researchers who works as a tutor-artist in the Vocational Program of the city of Sao Paulo artistic-pedagogical activity records. The form of analysis of the results will focus the understanding of the artistic happening in its interdependence and interrelationship with the person, and inserted within his/her social field. We reflect on the procedures of the creation process that involves the elaboration of protocols, testimonies, interviews, cultural actions, and the construction of scenes as artistic products that appear, resonate and resignify day-to-day life. We consider the lived experience of artistic creation merges with a person who is also under construction, who experiences, in a codified space-time, other possibilities and relations, perceives in the advent of artifice his/her incompleteness as latent potentiality to reinvent his/her own reality
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
morais_me.pdf (19.80 Mbytes)
Date de Publication
2017-10-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.