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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2003.tde-30112009-161320
Documento
Autor
Nome completo
Leandro Alves Rodrigues dos Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Grant, Walkiria Helena (Presidente)
Almeida, Sandra Francesca Conte de
Dunker, Christian Ingo Lenz
Título em português
Psicanálise: uma inspira-ação para a psicologia escolar?
Palavras-chave em português
Atuação do psicólogo
Formação do psicólogo
Psicanálise e educação
Psicologia escolar
Resumo em português
Investiga a possibilidade de uma inspiração pelo referencial psicanalítico na prática do psicólogo escolar. Parte da narrativa e problematização de uma intervenção realizada entre os anos de 1996 e 1997, junto a um grupo de 10 professores de primeiro grau em uma escola pública. Em 2002, retorna a essa unidade escolar e efetua pesquisa com os professores que participaram da experiência, fazendo uso de entrevistas abertas. Por meio desses testemunhos, analisa as conseqüências desse modelo de intervenção, a viabilidade dessa inspiração pelo referencial psicanalítico e a amplitude da possibilidade da extensão dos conceitos psicanalíticos na Cultura. Conclui, com base nos dados obtidos, articulando-os com a sustentação teórica dos pesquisadores do campo da intersecção entre psicanálise e educação, que a experiência possibilitou desvelar aspectos que devem ser tomados como objeto de reflexão: a formação do psicólogo para além da repetição de técnicas; a possível relação do psicólogo com a psicanálise, as implicações da transmissão dessa teoria na graduação de psicologia e as questões subjetivas de cada psicólogo que podem estar ligadas às suas escolhas. Por fim, sugere alterações na forma de transmissão de saber que ocorre nos cursos de psicologia.
Título em inglês
Psychoanalysis: an inspire-action to the school psychology?
Palavras-chave em inglês
Psychoanalysis and education
Psychologist education
Psychologist performance
School psychology
Resumo em inglês
It investigates the possibility of an inspiration by the psychoanalitical reference at the practice of the school psychologist. Part of the narrative and problems involved which took place between 1996 and 1997, with a group of 10 teachers from elementary school in a public school. In 2002 there is a return to this school and a research with the teachers who took part in such experience is made, by means of interviews. Through these witnesses, there is an analysis of the consequences of this type of survey, the viability of this inspiration by the psychoanalitical reference and the amplitude of the possibility of the extension of the psychoanalitical concepts in Culture. It concludes that, based on data that we obtained by articulating them with the theorical backup of the field researchers of the intersection between psychoanalysis and education, which the experience made it possible to find out variables that must be taken as an objective of reflection: the background of the psychologist to the repetition of these techniques; the possible relationship between the psychologist and the psychoanalysis, the implications of the transmission of this theory at the graduation of psychology and the subjective issues of each psychologist that may be connected with their choices. Finally, is suggests changes in the ways of transmitting knowledge, which occurs in the courses of psychology.
 
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leandro.pdf (406.20 Kbytes)
Data de Publicação
2009-11-30
 
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