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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2006.tde-27082007-161338
Documento
Autor
Nome completo
Cibele Moreira Giacone
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Duarte, Walquiria Fonseca (Presidente)
Lima, Celia Maria Blini de
Souza, Audrey Setton Lopes de
Título em português
A obra de Nielle Puig-Vergès e sua contribuição para a psicologia da saúde e desenvolvimento humano
Palavras-chave em português
atitudes do terapeuta
autismo
fenomenologia
psicanálise
psicologia da saúde
psicose infantil
Resumo em português
A pesquisa e a clínica investigativa, no âmbito das psicoses precoces e do autismo, levantam questões concernentes às interfaces da Medicina e da Psicologia. A mudança de modelos e hipóteses de uma nosografia classificatória e diagnóstica, tal qual conhecemos tradicionalmente nos manuais especializados, para uma dimensão temporal dos processos psicopatológicos se torna essencial, acarretando uma inevitável redefinição das funções do médico e do psicólogo. Esta dissertação apresenta a obra de Nielle Puig-Vergès e o seu método de epistemologia clínica comparativa na prática diagnóstica e terapêutica de crianças autistas e psicóticas, junto com suas famílias. A autora tem suas principais referências teóricas na tradição filosófica da fenomenologia de Husserl e na vertente psicanalítica definida por Freud, Ferenczi e Bion. No desenvolvimento deste trabalho, serão discutidas as profundas modificações teóricas e metodológicas para efetivar a passagem de um modelo de atendimento fundado na preocupação classificatória das moléstias a um outro modelo em que os profissionais implicados deverão tornar-se capazes de, no limite, criar uma linguagem terapêutica particular com cada um dos seus pacientes. O trabalho de Puig-Vergès dá o arcabouço da constituição e organização de equipes pluridisciplinares no âmbito desse novo foco na saúde, e não na doença.
Título em inglês
The work of Nielle Puig-Vergès and her contribution to health psychology and human development
Palavras-chave em inglês
autism
childhood psychosis
health care psychology
phenomenology
psychoanalysis
therapist attitudes
Resumo em inglês
The research and the investigative clinic, in the context of early psychosis, raise questions concerning the interfaces of Medicine and Psychology. The change in a nosography worried with classification and diagnosis, as traditionally shown by specialized compendiums, becomes essential, in order to include a temporal dimension of psychopathological processes, bringing an unavoidable redefinition of the functions of both the physician and the psychologist. This dissertation presents the work of Nielle Puig-Vergès and her method of comparative clinic epistemology in the therapeutic and diagnostic activities concerning autistic and psychotic children, together with their families. The author has as main theoretical references the philosophical tradition of Husserl 's phenomenology and the psychoanalytical path defined by Freud, Ferenczi and Bion. In this dissertation, it will be discussed the deep theoretical and methodological changes needed_to put into effect the change from a model of attendance based on the preoccupation with classifying diseases to a model in which the professionals engaged should be able of, in the limit, creating a specific therapeutic language with each one of their patients. The work of Puig-Vergès gives the framework for the constitution and organization of multidisciplinary teams in the context of this new focus on the health, and not on the disease.
 
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DissertGiacone.pdf (664.22 Kbytes)
Data de Publicação
2008-01-10
 
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