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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2019.tde-27032019-175525
Documento
Autor
Nome completo
Sabrina Vicentin Plothow
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Kupfer, Maria Cristina Machado (Presidente)
Bastos, Marise Bartolozzi
Bernardino, Leda Mariza Fischer
Pesaro, Maria Eugênia
Título em português
O que as professoras esperam dos bebês nas creches? Um estudo sobre a autonomia da criança a partir da psicanálise
Palavras-chave em português
Alienação
Autonomia
IRDI
Psicanálise
Separação
Resumo em português
A noção da autonomia é abordada por diversos campos, como a filosofia, pedagogia, psicologia e psicanálise, que concordam que a autonomia é algo conquistado pelo ser humano de modo gradativo. Para isso, é imprescindível que se conte com a ajuda de outro ser humano para tal. Porém, há uma corrente equivocada de pensamento que dispensa o adulto de sua participação ativa para apoiar as crianças desde cedo, o que pode ser prejudicial para a constituição subjetiva delas. Partindo, desta dissonância em relação à autonomia, esta pesquisa tem como objetivo problematizar a noção presente no discurso de professoras sobre a autonomia dos bebês em um berçário. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura; intervenções trianguladas com um bebê e suas professoras na creche; o uso do protocolo IRDI para acompanhar este bebê na relação com estas professoras e uma reunião com a equipe da creche a fim de explicitar os indicadores do bebê que foi acompanhado. Utilizamos nesta pesquisa, com base na teoria psicanalítica, as noções de alienação e separação postuladas por Jacques Lacan, para explorar a relação entre bebê e professoras na creche, bem como na obra de Freud, sobre a relevância da participação de um adulto que realize ações necessárias para a constituição subjetiva. Fundamentos teóricos estes que nortearam as intervenções realizadas, justamente por destacar que os bebês nascem dependentes do outro. Os resultados obtidos a partir das intervenções na relação destas professoras com este bebê nos permitem discutir: as mudanças em relação ao bebê, inicialmente passivo; os giros nas posições discursivas de suas professoras; a reverberação dos efeitos obtidos na relação entre um bebê e suas professoras para os demais bebês da creche e a importância para a atenção à constituição psíquica dos bebês. Ao final deste trabalho, apresentamos as contribuições possíveis a partir da interface entre a psicanálise e a educação no sentido do olhar para o psiquismo dos bebês
Título em inglês
What do teachers expect from babies in a day care center? A study about child autonomy based on psychoanalysis
Palavras-chave em inglês
Alienation
Authonomy
IRDI
Psychoanalysis
Separation
Resumo em inglês
The notion of autonomy is addressed by several fields of knowledge, such as philosophy, pedagogy, psychology and psychoanalysis, which they agree that autonomy is something gradually conquered by a human being. For that, a assistance from another human being help is necessary. However, there is a mistaken line of thought that do not consider the active position of a adult in supporting kids, since early days, what can be a damage to their subjective constitution. Assuming this dissonance related to the autonomy, this research aims to problematize it, the notion showed within teachers discourse about babies autonomy in a day care center. In order to achieve this, we accomplished: a review of the academic literature has been carried out; also triangulated interventions involving the baby and his day care center teachers; the IRDI protocol was applied to follow this baby in his relationship with his teachers; and a meeting with some professional of the day care center in order to present the indicators of this specific baby that was accompanied. In this research we used, based on the psychoanalysis theory, the notions of alienation e separation, as postulated by Jacques Lacan, in order to explore the relationship among the baby and his teachers. Freuds work was also a reference to the relevance of an adult participation with necessary actions promoting subjective constitution. The theoretical guidelines of theses authors was used to direct the interventions made, once they highlight exactly the dependent condition if the babies from the other human being. The findings of these interventions among teachers and the baby allow us to argue: the changes related to the baby, initially passive; the turns in these teachers discursive positions; the effects that reverberate on other babies of the day care center due to the interventions in the relationship of this singular baby and his teachers; and the importance of giving attention to babies psychic constitution. By the end of this paper, we present the possible contributions of the interface between psychoanalysis and education regarding the attention given to babies psychism
 
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plothow_me.pdf (2.54 Mbytes)
Data de Publicação
2019-04-10
 
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