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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2016.tde-26092016-152248
Documento
Autor
Nome completo
Ilana Fenjves Joveleviths
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Albertini, Paulo (Presidente)
Ramalho, Simone Aparecida
Tosta, Rosa Maria
Título em português
Reich e a importância dos cuidados na primeira infância: um diálogo com o enfoque de Winnicott
Palavras-chave em português
Bebês
Contato
Donald Woods Winnicott (1896- 1971)
Papel dos pais
Práticas de criação infantil
Wilhelm Reich (1897-1957)
Resumo em português
Esta pesquisa focaliza a produção do analista austro-húngaro Wilhelm Reich (1897-1957) voltada para o tema dos cuidados na primeira infância. Ela visa, em última instância, contribuir para aprofundar o conhecimento e a discussão a respeito das ideias de Reich no universo da pesquisa acadêmica. Com esse intuito, efetuamos um trabalho de articulação (aproximações e distanciamentos) entre as formulações de Reich e as do psicanalista inglês Donald Woods Winnicott (1896-1971), uma vez que o analista inglês se dedicou intensamente ao assunto cuidados na primeira infância. De início, realizamos um levantamento bibliográfico para identificar investigações endereçadas, de alguma forma, ao pareamento entre as ideias de Reich e Winnicott. A partir do material encontrado e do estudo das abordagens de Reich e Winnicott, elegemos quatro eixos de análise: a) potencial humano; b) o ambiente: responsáveis, funções e condições; c) concepção de saúde e o saber singular e d) possíveis efeitos das falhas nos primeiros cuidados. Em termos de resultados, algumas linhas de convergência entre as ideias de Reich e Winnicott foram sugeridas. Ressaltamos, nesse domínio, uma possível aproximação entre as noções de contato substituto (Reich) e falso-self (Winnicott). Por outro lado, distanciamentos também se fizeram presentes. Por exemplo, o psicanalista inglês procurou traçar os caminhos pelos quais, com base nas falhas nos cuidados iniciais, determinada psicopatologia poderia ser gerada. Já Reich abordou o assunto com uma orientação mais geral, sempre apontando os prejuízos globais ao organismo decorrentes de falhas nos primeiros cuidados
Título em inglês
Reich and the importance of the early childhood care: a dialogue with Winnicotts approach
Palavras-chave em inglês
Childrearing practices
Contact
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Infants
Parental role
Wilhelm Reich (1897-1957)
Resumo em inglês
This research focuses on the production of the Austro-Hungarian psychoanalyst Wilhelm Reich (1897-1957) with respect to the early childhood care. Primarily, it intends to help to deepen the knowledge of, and discussion on, Reichs ideas in the academic research universe. With this purpose, we conducted a work of articulation (proximities and distances) between Reichs formulations and those of the English psychoanalyst Donald Woods Winnicott (1896-1971), considering that Winnicott intensively studied the early childhood care. Initially, we conducted a bibliographic survey to identify investigations in any manner intending to establish a parallel between Reichs and Winnicotts ideas. Based on the material found and the study of Reichs and Winnicotts approaches, we elected four axes of analysis: a) human potential; b) the environment: persons responsible, functions and conditions; c) the conception of health and the singular knowledge, and d) possible effects of failures in the early childhood care. In the results, some lines of convergence between Reichs and Winnicotts ideas were suggested. In this regard, we point out a possible proximity between the notions of substitute contact (Reich) and fake self (Winnicott). On the other hand, distances were also found. For instance, Winnicott attempted to trace back the paths by which, based on such early caregiving failures, a certain psychopathology might be generated. Reich, instead, addressed the matter through a more general approach, always stressing the general harms resulting from early caregiving failures
 
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joveleviths_me.pdf (658.37 Kbytes)
Data de Publicação
2016-10-06
 
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