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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2010.tde-26072010-145434
Documento
Autor
Nome completo
Zaira de Fatima de Rezende Gonzalez Leal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Souza, Marilene Proenca Rebello de (Presidente)
Facci, Marilda Gonçalves Dias
Leme, Maria Isabel da Silva
Roman, Marcelo Domingues
Tanamachi, Elenita de Ricio
Título em português
Educação escolar e constituição da consciência: um estudo com adolescentes a partir da psicologia histórico-cultural
Palavras-chave em português
Adolescência
Consciência
Educação
Psicologia escolar
Psicologia histórico-cultural
Resumo em português
Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como adolescentes e jovens vivenciam a educação escolar, bem como explicitar e analisar elementos reveladores da constituição da consciência, humanizada ou alienada, a partir da discussão de temas referentes à adolescência, educação escolar, realidade social e trabalho. Ao enfocar a constituição da consciência, apresenta a finalidade de identificar e levantar as possibilidades concretamente existentes, no contexto escolar, para a constituição da consciência humanizada na adolescência. Para tal este estudo se fundamenta nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, por meio dos conhecimentos elaborados por seus principais autores, Vigotski, Leontiev e Luria, entre outros. Esse trabalho compõe-se de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa de campo em que se utilizou a técnica de grupo focal para a obtenção das informações necessárias à sua conclusão e contou com a participação de dezesseis adolescentes da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual. As informações contidas no discurso dos jovens forneceram alguns dados sobre a maneira como eles se organizam e percebem a realidade a seu redor, possibilitando elementos para a compreensão acerca da contribuição da educação escolar na constituição da consciência e na compreensão do mundo e da sociedade. As informações obtidas a partir da atividade com os jovens sobre os temas escolhidos apresentaram-se, no contexto do trabalho de campo, como um todo caótico, sendo necessário organizá-las pela mediação das abstrações, para que se pudesse compreendê-las para além de sua aparência e chegar ao que revelavam da realidade estudada. Foram organizadas inicialmente a partir de seu conteúdo externo, por sub-temas e, então, pelo exercício do pensamento analítico, buscou-se compreender suas relações e nexos internos, suas contradições. A análise ressalta a naturalidade e espontaneidade com que os jovens expressam a realidade da qual fazem parte, compreendendo-a em sua forma imediata e manifesta, evidenciando uma relação empírica com esta realidade. A educação escolar a que estes jovens tiveram acesso não lhes possibilitou a formação do pensamento teórico, a partir do qual poderiam compreender a realidade em suas múltiplas determinações e, assim, não lhes foi possível superar a alienação presente em nossa sociedade, elemento constituinte de sua consciência
Título em inglês
School education and the formation of conscience: a study on young people from the historic-cultural psychology approach
Palavras-chave em inglês
Adolescence
Conscience
Education
Historic-cultural psychology
School psychology
Resumo em inglês
Current research investigates the manner teenagers and young people experience school education. It also analyzes factors which reveal the constitution of humanized or alienated conscience through discussions on themes dealing with young people, education at school, social reality and work. When conscience formation is focused, the really existing possibilities within the school context are identified and selected so that a humanized conscience may be constituted during the teenage period. Investigation is based on the presuppositions of Historical and Cultural Psychology through factors developed mainly by Vygotsky, Leontiev, Luria and others. Current investigation comprises bibliographical study and field research using focal group technique so that information required for its conclusion may be obtained. It also involved the participation of sixteen young people in the last year of government secondary school. Information contained in the young peoples discourse provided data on the manner they organized themselves and perceived their surrounding reality. This is a factor for the understanding of their contribution in school education in conscience formation and for the understanding of the world and society. Information obtained from activities with young people on chosen themes was somewhat chaotic within the field assignment context. They had to be organized through abstractions so that they could be understood beyond the surface and reach the reality under analysis. They were at first organized according to their external contents by sub-items. Their relationships, internal connections and contradictions were then understood through analytic thought. Analysis highlights the naturalness and spontaneity with which young people express their reality. Since they understand it clearly and without any mediation, an empirical relationship with reality is thus evident. School education to which they had access failed to give them a training in theoretical thought through which they could understand reality in its several determinations. It was not possible for them to overcome alienation, a constituent element in their conscience, in current society
 
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leal_do.pdf (7.06 Mbytes)
Data de Publicação
2010-10-14
 
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