• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2000.tde-25102001-090625
Document
Auteur
Nom complet
Helena Rinaldi Rosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2000
Directeur
Jury
Alves, Irai Cristina Boccato (Président)
Carelli, Antonio
Castilho, Adail Victorino
Titre en portugais
R-2: Teste não-verbal de inteligência para crianças: padronização para crianças da cidade de São Paulo.
Mots-clés en portugais
teste de inteligência não verbal
teste R-2
testes psicológicos
Resumé en portugais
Apresenta a padronização de um novo teste, o “R-2 Teste não-verbal de inteligência para crianças", que avalia o fator G da inteligência, com normas, análise de itens e estudos de precisão e validade. A amostra foi composta por 1554 crianças do município de São Paulo, de 5 a 11,5 anos, sorteadas em proporção de matriculados da rede oficial de ensino em cada tipo de escola: estadual, municipal e particular. Apresenta também os resultados da pesquisa piloto a partir dos quais foi proposta nova ordem de apresentação dos itens do teste, segundo o grau de dificuldade e o tipo de raciocínio empregado. Foram analisadas as variáveis: idade, sexo e tipo de escola que a criança freqüenta, este último como indicativo do nível sócio-econômico. As médias de pontos mostraram crescimento progressivo com a idade. Não houve diferenças significantes entre os sexos. Foram encontradas diferenças significantes entre os tipos de escola: pública (estadual e municipal) e particular, sendo as normas apresentadas em percentis para a amostra global e separadas para os dois tipos de escola. A nova ordem dos itens mostrou-se adequada, porém alguns itens poderão ser revistos para contribuírem de melhor forma na discriminação dos resultados do teste. O teste apresentou coeficientes de precisão e de validade satisfatórios, especialmente para as idades maiores. Os resultados sugerem que o teste seja revisto para as idades de cinco e seis anos.
Titre en anglais
R-2: Non-verbal test of intelligence for children: standardization for children of the city of São Paulo.
Mots-clés en anglais
nonverbal intelligence test
psychological tests
R-2 nonverbal test of intelligence for children
Resumé en anglais
This research presents the standardization of a new test, the “R-2: Non-verbal test of intelligence for children", that evaluates the G factor of intelligence, including norms, item analysis, reliability and validity studies. The sample was composed by 1554 children of the city of São Paulo, with ages ranging from 5 to 11,5 years. The sample was selected randomly among pupils of state, municipal and private schools and their representation was directly proportional to the number of students enrolled in each school type. From results of a preliminary research a new order of presentation of items was proposed, according to the difficulty level and the kind of reasoning employed. The results were compared by age, sex and type of school that child attends, this last as an index of socioeconomic level. The means scores increased progressively with age. There were no significant differences among sexes. Significant differences were found among school types: public (state and municipal) and private. For this reason, percentile norms were established to the global sample and specific norms to the two types of school. The new order of the items showed itself adequate, although some items could be revised to contribute better to the discrimination of test results. The test presented satisfactory reliability and validity coefficients, especially for the higher ages. The results suggest that the test should be revised for the ages of five and six years.
 
Il ya retenu fichier en raison d'exigences (publication de données, des brevets ou droits).
Date de Publication
2003-04-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.