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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2012.tde-25072012-150113
Documento
Autor
Nome completo
Aracê Maria Magenta Magalhães
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Bomtempo, Edda (Presidente)
Motta, Ivonise Fernandes da
Ramos, Aidyl Macedo de Queiroz e Perez
Título em português
O brincar, o conhecer e o aprender de crianças com implante coclear
Palavras-chave em português
Brincar (Winnicott)
Crianças
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Implante coclear
Surdez
Resumo em português
Certos progressos científicos vêm possibilitando melhoria, na qualidade de vida de pessoas profundamente surdas, promovendo-lhes a audição em nível tal que podem captar a especificidade da voz humana. O implante coclear constitui um desses importantes avanços. A presente dissertação vem contribuir para o conhecer e o aprender de crianças com implante coclear , anteriormente com surdez profunda. O apoio teórico é fundamentado em Winnicott, presente em todo o desenvolvimento da pesquisa. Selecionam-se dez crianças e suas famílias, com base nos critérios do hospital onde são atendidos e também nos de homogeinização. Realizam-se, individualmente, avaliações psicológicas contextualizadas nas crianças, com apoio de suas famílias, empregando-se entrevistas, observação participante e o Jogo Estruturado com Bonecos elaborado por Lynn. Compõe-se este de treze cenas lúdicas, pelas quais as crianças brincam e trazem a sua realidade. Baseando-se em bibliografia aplicável, a pesquisa apresenta inovações sobre o conhecimento do processo evolutivo destas crianças, cujo desenvolvimento é em parte interceptado pela surdez profunda e pela cirurgia invasiva da audição, seguida de follow-up. São atendidos, entre outros, o principal propósito deste trabalho que consiste no conhecer destas crianças e sua aprendizagem, através do seu brincar, dirigido a rotina diária delas
Título em inglês
The playing, knowing and learning of children with cochlear implants
Palavras-chave em inglês
Children
Cochlear implant
Deafness
Donald Woods Winnicott (1896-1971)
Playing (Winnicott)
Resumo em inglês
Certain scientific developments have improved the life quality of profoundly deaf people, by enhancing their hearing at such a level that can capture the specificity of the human voice. The cochlear implant is one of these important advances. This dissertation contributes to the knowing and learning of previously profoundly deaf children, now fitted with these devices. The theoretical support based on Winnicott, present throughout the development of the research, is studied. Ten cases are selected based on criteria of the hospital where these children and their families are assisted and homogenization criteria are used for a group of children in the age range four to six years, and for their respective families. Contextualized psychological assessments are performed individually (child and environment) through interviews, participating observation and the application of Lynns Structured Doll Play, with ludic scenes, through which the children play and bring their own reality. Based on the applicable literature and these psychological evolutions, the research presents innovations on the knowledge of the developmental process of these children, whose development is partially impaired by their profound deafness, by the invasive hearing surgery and subsequent followup. The main purpose of this work, with others, are to achieve the research objectives, i.e., learn more about these children and their learning processes through their playing, directed to their daily routine
 
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magalhaes_me.pdf (517.17 Kbytes)
Data de Publicação
2012-08-10
 
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