• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-24072017-181914
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana Inés Garbarino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de (Presidente)
Caetano, Luciana Maria
Lerner, Rogerio
Rossetti, Claudia Broetto
Semer, Norma Lottenberg
Título en portugués
Construção do prazer de pensar e desenvolvimento: um estudo teórico-clínico com crianças em dificuldade escolar
Palabras clave en portugués
Desenvolvimento infantil
Fracasso Escolar
Intervencao psicologica
Teoria piagetiana
Teoria psicanalitica
Resumen en portugués
Durante o periodo de latencia e do pensamento operatorio, o principal motivo de consulta psicologica contempla problemas de aprendizagem e de adaptacao escolar. Tanto para a psicogenese piagetiana como para a psicanalise, o fracasso ou sucesso na escola constitui uma experiencia que tonaliza um percurso singular em relacao ao conhecimento e ao prazer de pensar. A presente pesquisa se insere na interface da psicologia do desenvolvimento e da psicologia clinica. Estabelece um dialogo conceitual entre as teorias piagetiana e psicanalitica para subsidiar a compreensao do complexo fenomeno das dificuldades escolares e suas ressonancias afetivas e cognitivas no desenvolvimento do prazer de pensar. Para isso, postula relacoes de correspondencia entre a dialetica afetividade-pensamento no periodo operatorio e da latencia. Propoe uma fundamentacao teorica para o estudo do jogo de mesa como trabalho sublimatorio e como instrumento clinico no setting psicanalitico com criancas da latencia. O metodo baseou-se na analise de producoes realizadas por criancas de 7 a 12 anos em contexto de atendimento grupal em oficinas de jogos (Leda/USP). Os materiais de arquivo correspondem a 195 encontros realizados ao longo do periodo 2011-2014. Para sua analise, combinou-se o estudo qualitativo e quantitativo de producoes discursivas, graficas e de acoes. Foram escolhidos registros escritos de: 106 rodas de conversa, 172 protocolos de observacao, 49 questionarios preenchidos por pais, 128 fichas de matricula, falas espontaneas, desenhos, e relatorios institucionais. Pode-se destacar os seguintes resultados: 1) O discurso adulto (pais e professores) em torno da queixa escolar focalizou a falta de atencao e de concentracao. O esforco da crianca seria o modo de compensar e superar essa dificuldade. Ja as criancas focaram seus problemas em conteudos escolares. 2) Acerca dos conflitos intersubjetivos com pares, viu-se como a debilidade do respeito mutuo e a rivalidade edipica pode levar a hostilidades corporizadas em insultos e julgamentos desvalorizadores. Verificou-se um baixo investimento dos professores como figuras identificatorias de conhecimento e de autoridade. 3) Comprovou-se que as criancas manifestam interesse e persistencia no contexto de jogo, porem esse investimento energetico da tarefa nao e suficiente pela recorrencia de estrategias nao operatorias, pouco planejamento da acao e analise dos meios. 4) Observaram-se tres tendencias nas tramas significantes sobre a interacao com o conflito cognitivo: irrupcao de afetos, mediacao via pensamento e inibicao. As explicacoes causais do resultado no jogo seguem a linha genetica piagetiana do fazer e compreender em tres modalidades de explicacao causal: pelo pensamento, pela acao e pelo acaso, que se correspondem, respectivamente, as compensacoes tipo gama, beta e alfa. Verificou-se que o sentido de ser bom aluno esta intrinsecamente relacionado a definicao de ser inteligente, de obediencia e de atencao homologada a esforco pessoal. 5) Articularam-se confluencias e recorrencias clinicas de modalidades energeticas e conteudos em seis estudos de caso sistematizados a partir de 109 indicadores empiricos que ilustraram a dinamica afeto-pensamento. Por fim, apresentou-se uma sintese teorico-clinica de 12 convergencias que articulam o dialogo teorico entre a psicanalise e a teoria piagetiana desenvolvido ao longo da tese
Título en inglés
Construction of pleasure of thinking and development: a theoreticalclinical study of children with school difficulties
Palabras clave en inglés
Child development
Piagetian theory
Psychoanalytic theory
Psychological intervention
School Failure
Resumen en inglés
During latency period and operative thinking, the main reason for psychological consultation contemplates learning problems and school adaptation. For both Piagetian psychogenesis and psychoanalysis, failure or success in school is an experience that sets a singular course in relation to knowledge and the pleasure of thinking. The present research is inserted in the interface of developmental psychology and clinical psychology. It establishes a conceptual dialogue between Piagetian and psychoanalytic theories to understand the complex phenomenon of school difficulties and their affective and cognitive resonances in the development of the pleasure of thinking. This thesis postulate relations of correspondence between the affective-thought dialectic in the operative period and latency. It proposes theoretical basis for the study of games as a sublimatory work and as a clinical instrument in the psychoanalytic setting with latency children. Method was based on the analysis of productions performed by children aged 7 to 12 years in the context of group attendance in games workshops (Leda / USP). Archival materials correspond to 195 meetings held over the period 2011-2014. For its analysis, the qualitative and quantitative study of actions, discursive and graphic productions was combined. Written records of 106 conversation wheels, 172 observation protocols, 49 questionnaires filled out by parents, 128 registration forms, spontaneous speeches, drawings, and institutional reports were chosen. The following results can be highlighted: 1) Adult discourse (parents and teachers) surrounding the school complaint focused on the lack of attention and concentration. Child "effort" would be the way to compensate and overcome this difficulty. Children have focused their problems on school subjects. 2) Concerning intersubjective conflicts with peers, it has been seen how the weakness of mutual respect and oedipal rivalry can lead to hostilities embodied in insults and devaluing judgments. There was a low investment of teachers as identifiable figures of knowledge and authority. 3) It has been shown that children express interest and persistence in the context of the game, but this energy investment of the task is not enough by the recurrence of nonoperational strategies, little planning of the action and analysis of the means. 4) There were three trends in the significant frames of interaction with cognitive conflict: irruption of affections, mediatization through thought and inhibition. Causal explanations of the result in the game follow the Piagetian genetic line of doing and understanding in three modes of causal explanation: by thought, by action and by chance, which correspond, respectively, to the gamma, beta and alpha compensations. It was found that the sense of "being a good student" is intrinsically related to the definition of "being intelligent", of obedience and "attention" homologated to "personal effort". 5) Clinical confluences and recurrences of energy modalities and subjects were articulated in six case studies systematized from 109 empirical indicators that illustrated the affection-thought dynamic. Finally, a theoreticalclinical synthesis was presented with 12 convergences that articulate the theoretical dialogue between psychoanalysis and the Piagetian theory developed throughout the thesis
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
garbarino_do.pdf (9.26 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-07-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.