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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2013.tde-23052013-155323
Documento
Autor
Nome completo
Delia Maria Carmen De Césaris
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Kupfer, Maria Cristina Machado (Presidente)
Bernardino, Leda Mariza Fischer
Faria, Michele Roman
Lajonquière, Leandro de
Mariotto, Rosa Maria Marini
Título em português
O uso dos instrumentos IRDI e AP3 no acompanhamento da constituição da imagem corporal/especular de crianças em centros de educação infantil
Palavras-chave em português
Educação Infantil
Entrevistas
Imagem corporal
Psicanálise
Psicanálise da criança
Resumo em português
O presente estudo, como desdobramento da Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), se propõe explorar o potencial de aplicação do instrumento IRDI e da AP3 (Avaliação Psicanalítica aos 3 anos), criados no contexto daquela pesquisa. Este estudo exploratório tem o intuito de oferecer uma metodologia a profissionais do campo psi para o acompanhamento da constituição da imagem corporal/especular no âmbito da Educação Infantil, mediante a aplicação de entrevistas semi-estruturadas. O objetivo é o de dar subsídios a esses agentes para a detecção precoce de possíveis transtornos na constituição psíquica e para o acompanhamento do desenvolvimento dito normal. Para atingir tal objetivo, a tese configurou-se como um trabalho clínico-teórico e atravessou as seguintes etapas: a) Análise da estrutura e fundamentos das pesquisas IRDI e AP3; b) Estudo de um caso clínico que deu origem ao estudo dos IRDIs e AP3 no nível da Educação Infantil; c) Análise dos indicadores que aludem à construção da imagem corporal/especular e interpretação e, segundo os mesmos, dos achados clínicos do caso mencionado; d) Aplicação, em dois Centros de Educação Infantil, de entrevistas semiestruturadas e análise das mesmas, seguindo aqueles indicadores; e) Aprofundamento dos construtos teóricos sobre a imagem corporal/especular a partir de questionamentos que surgiram na análise dos resultados; f) Análise dos resultados do estudo. No marco do estudo realizado, foi observado que os IRDIs e AP3 possuem um potencial de utilização nas creches em ao menos duas perspectivas: a) como instrumentos de detecção de possíveis problemas de desenvolvimento, e b) no acompanhamento de processos evolutivos na denominada normalidade psíquica. Constatou-se ainda a importância de que os profissionais que utilizem os instrumentos IRDI e AP3 estejam inspirados teoricamente nos atuais estudos que a psicanálise contemporânea vem realizando sobre a infância. Por meio da metodologia mencionada foi possível elaborar hipóteses sobre a constituição do sujeito psíquico nas crianças entrevistadas, acompanhar essa constituição, colocando ênfase na constituição da imagem corporal/especular e detectar se houve descompassos na relação entre a mãe e seu bebê em momentos precoces de seu desenvolvimento. Como desfecho do estudo realizado nas creches, pode-se afirmar que é possível a administração de entrevistas semiestruturadas e sua interpretação segundo o referencial das pesquisas IRDI e AP3; esta abordagem permite recuperar a escuta clínica no caso a caso em intervenções no âmbito público da Educação Infantil, com o objetivo de prevenir e detectar precocemente possíveis transtornos de desenvolvimento infantil
Título em inglês
The use of the IRDI and AP3 instruments in the monitoring of the formation of children`s body/specular image in Early Childhood Education Centers
Palavras-chave em inglês
Body image
Child Psychoanalysis
Early Childhood Education
Interviews
Psychoanalysis
Resumo em inglês
The present study, as a development of the Multicentric Research on Clinical Risk Indicators for Child Development (CRICD) - Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), proposes to explore the potential application of the CRICD instrument, and of AP3 (Psychoanalytic Assessment of 3-year-olds), created in the context of that research. This exploratory study aims to provide a methodology for professionals in the so-called psi field for monitoring the formation of childrens body/mirror image in the context of Early Childhood Education, through the use of semi-structured interviews. The goal is to provide a foundation for these agents in the early detection of possible disarrangements in psychic constitution and to monitor socalled normal development. To achieve this goal, this thesis is configured as both a theoretical and a clinical endeavor which goes through the following stages: a) Analysis of the structure and foundations of the CRICD and AP3 research; b) Study of a clinical case which led to the study of CRICD and AP3 in Early Childhood Education; c) Analysis of the indicators which refer to the formation of the body/mirror image and interpretation, according to them, of the clinical findings of the case described; d) Application and analysis, in two Early Childhood Education Centers, of semi-structured interviews, following those indicators; e) Deepening in the theoretical constructs on body/mirror image through questions which arose in the analysis of the results; f) Analysis of the results of the study. As a part of the study, it was observed that CRICD and AP3 have a potential use in day care centers from at least two perspectives: a) as a means of detecting possible developmental problems, and b) in the monitoring of the evolutionary process of so-called physic normality. The relevance of professionals, who are theoretically inspired in current studies which are being carried out by contemporary psychoanalysis, using the CRICD and AP3 instruments is underscored. Through the mentioned methodology is was possible to develop hypotheses on the formation of the psychic subject in the children interviewed, following this constitution, emphasizing the formation of body/mirror image and to detect if there were disarrangements in the relationship between mother and baby in early developmental moments. As an outcome of the study in the day care centers, it can be said that it is possible to administer semistructured interviews and to interpret them based on the foundations of CRICD and AP3 research. This is an approach which enables in the bringing forth of clinical listening in every case in interventions in public Early Childhood Education, with the aim of preventing and detecting possible early childhood developmental disarrangements
 
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cesaris_corrigida.pdf (1.04 Mbytes)
Data de Publicação
2013-06-10
 
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