• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2018.tde-22122017-093259
Document
Auteur
Nom complet
Cristina Keiko Inafuku de Merletti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Kupfer, Maria Cristina Machado (Président)
Bernardino, Leda Mariza Fischer
Ferrari, Andrea Gabriela
Mariotto, Rosa Maria Marini
Sekkel, Marie Claire
Titre en portugais
Formação por meio dos IRDI com pais e professores: uma parceria possível na Educação Infantil
Mots-clés en portugais
Educação infantil
Formação docente
Metodologia IRDI
Reunião de pais
Resumé en portugais
A relação família-escola é historicamente acompanhada de conflitos, evidenciados no período em que a criança pequena depende significativamente tanto dos cuidados dos pais quanto dos professores, tornando-se preocupação crescente na Educação Infantil. A pesquisa realizada no campo da creche verificou situações de rivalidade e de culpabilização, efeitos da relação ambivalente que pais e educadores estabelecem entre si na divisão das responsabilidades e das funções destinadas ao bebê, fundamentalmente em seu ingresso na instituição. Diante deste cenário, o estudo fundamentou um dispositivo para mediar a aproximação entre pais e professores, servindo também como recurso disparador de reflexões acerca de sua influência no desenvolvimento e na constituição psíquica da criança. Para tal, propôs-se metodologicamente uma formação por meio dos IRDI (Indicadores de Risco do Desenvolvimento Infantil), articulada aos princípios da Educação Terapêutica, ambos pautados na teoria psicanalítica. Por parte dos pais, verificou-se que a formação promoveu debates entre eles acerca de suas funções educativas, das significações atribuídas à criança e de seus efeitos na relação com os filhos. Verificou-se, ainda, que tal formação auxiliou alguns pais a demandarem ajuda, ao detectarem algum sofrimento de ordem psíquica, ou na investigação de alguma afecção de cunho orgânico na criança. Por parte da creche, verificou-se que as professoras apropriaram-se da formação realizada a partir de seu próprio saber e ofício, encontrando meios de auxiliar os bebês que as preocupavam, considerando a singularidade e as necessidades de cada um, ainda que situados no campo coletivo. O estudo permitiu que se extraíssem princípios norteadores para a construção de uma parceria possível entre pais e professores, compondo uma rede de cuidados e promovendo uma educação subjetivante para a criança pequena. A tese apresenta os fundamentos de um tratamento das relações entre pais e professores na Educação Infantil, visando prevenir rupturas nesta relação inicial e colaborando com a promoção da saúde mental no tempo da primeira infância
Titre en anglais
CDRI training with parents and teachers. A possible partnership in Early Childhood Education
Mots-clés en anglais
CDRI Methodology
Child education
Parents meeting
Teachers training
Resumé en anglais
The family-school relationship is historically surrounded by conflicts, evidenced in the period in which the small child depends significantly on both the care of the parents and the teachers, becoming a growing concern in Early Childhood Education. The research carried out in the field of Day Care Institutions found situations of rivalry and blame, effects of the ambivalent relationship that parents and educators establish among each other in the division of responsibilities and functions related to the baby, fundamentally when entering the institution. Given this scenario, the study formulated a model to mediate the approximation of parents and teachers, which also acts as a trigger for reflections concerning their influence on the development and the psychic constitution of the child. For this, a training was methodologically proposed through the CDRI (Child Development Risk Indicators), articulated to the principles of Therapeutic Education, both based on the psychoanalytic theory. On the parents side, it was found that the formation promoted debates among them regarding their educational functions, the meanings attributed to the child and their effects on the relationship with the children. It was also found that this training also helped some parents to request help, when detecting some suffering of psychic order, or in the investigation of some organic affection in the child. On the Day Care Institutions, it was found that the teachers have appropriated of their training, based on their own knowledge and skills, finding means to assist the babies who concerned them, considering the singularity and the needs of each one individually, although they were inserted in a collective field. The study allowed the establishment of guiding principles for the construction of a possible partnership between parents and teachers, building a network of care and promoting a subjectivist education for the young child. The thesis presents the foundations of a treatment in the relationships between parents and teachers in Early Childhood Education, in order to prevent that there are no ruptures in this relationship and, consequently, this could help in the promotion of mental health in the time of early childhood
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-01-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.