• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2010.tde-22072010-094956
Document
Auteur
Nom complet
Cristina Miyuki Hashizume
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Schmidt, Maria Luisa Sandoval (Président)
Barone, Rosa Elisa Mirra
Morato, Henriette Tognetti Penha
Sato, Leny
Silva Junior, Joao dos Reis
Titre en portugais
Saúde e afeto na docência: a busca incessante pela vida - estudo com professores de uma universidade pública
Mots-clés en portugais
Ensino superior
Psicologia educacional
Saúde
Saúde ocupacional
Trabalho docente
Resumé en portugais
A partir do referencial teórico da Saúde do Trabalhador e de autores da psicologia escolar/ institucional o presente trabalho objetivou analisar como se dá a articulação entre saúde/ doença, o afetar-se com o trabalho e as ações decorrentes da luta busca do bem-estar. Este estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa. Os sujeitos são professores de faculdades de Humanidades e da Saúde da USP. As entrevistas iniciais e os depoimentos subjacentes foram realizados a partir de um tema norteador e complementado com perguntas decorrentes, centrado na história do professor. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e as utilizadas para a pesquisa, posteriormente foram devolvidas aos entrevistados para que os participantes autorizassem o seu uso. Os depoimentos não serão identificados nem publicizados na íntegra intentando a preservação da identificação dos sujeitos. Os objetivos da pesquisa se oferecem como linhas interpretativas que nortearam o material analisado. Atentamos, também, para outros temas que foram apresentados pelos sujeitos no decorrer das entrevistas, observações e participações em outros ambientes junto aos docentes. Analisamos os depoimentos a partir das interferências institucionais das relações de poder e inserida num contexto político social no ensino superior e de discussões realizadas na área da Saúde Coletiva no que diz respeito à afetação da saúde por aspectos emocionais e psicológicos. Após a transcrição dos depoimentos dos docentes, os temas foram levantados e agrupados em subtemas relacionados com as linhas de análise. Foram feitas análises acerca dos sentidos criados pelos docentes no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão universitárias, relações com os alunos e pares, sofrimento e prazer causados pelo trabalho, tempo livre e possíveis implicações desses aspectos em sua forma de lidar com o trabalho docente
Titre en anglais
Summary, health and affection in teaching: the incessant search for life a study with professors from a public university
Mots-clés en anglais
Educational policy
Educational psychology
Health
Higher education
Occupational health
Teaching work
Resumé en anglais
Beginning with the theoretical framework of Occupational Health and from authors of scholastic/institutional psychology, the purpose of this study was to analyze the relationship between health and disease and their impact on the work and actions arising from the "struggle" in the search for well-being. This study is classified as qualitative research. The subjects are college professors of Humanities and Health at the University of São Paulo. The initial interviews and secondary testimonies were held starting from a guiding theme and supplemented with questions arising that centered on the professor's history. The research objectives are offered as interpretive platforms that guide the material analyzed. We also considered other issues that were presented by the subjects during the interviews, observations and participation in other environments with the teachers. We analyzed the testimonies starting from the institutional interference of power relations that are embedded in a social policy context in higher education, and from discussions in the field of Public Health with regard to the effects on health of emotional and psychological factors. An analysis was made of the meanings created by teachers with regard to teaching, research and university extension programs, relationships with students and peers, suffering and pleasure caused by work, free time and the possible implications of these factors in their way of dealing with the teaching work
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
hashizume1_do.pdf (60.40 Kbytes)
hashizume3_do.pdf (852.98 Kbytes)
Date de Publication
2010-10-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.