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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.47.2005.tde-22032007-163140
Document
Author
Full name
Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2005
Supervisor
Committee
Leme, Maria Isabel da Silva (President)
Krasilchik, Myriam
Moreira, Carmem Tereza Velanga
Nenevé, Miguel
Souza, Marilene Proenca Rebello de
Title in Portuguese
O currículo possível na educação superior : estudo sobre o curso de biologia em uma universidade amazônica
Keywords in Portuguese
avaliação educacional
currículo
ensino superior
etnografia
formação de professores
psicologia cultural
Abstract in Portuguese
O sistema educacional brasileiro tem vivido um movimento de reforma desde meados da década de 1990, na qual se destacam a produção de legislação estabelecendo diretrizes e parâmetros na área de currículos e a implantação de um sistema nacional de avaliação do sistema em todos os níveis de ensino. Paralelamente, no campo do currículo já se discute há algum tempo, a instalação de uma crise na teorização crítica e pós-crítica. Esse trabalho se insere numa práxis de (re)construção de currículos de formação de biólogos, incluindo a formação de professores, a partir de um estudo de caso de uma IES amazônica, utilizando como referencial teórico o pós-colonialismo e a Psicologia Cultural, para analisar numa perspectiva do construcionismo social o currículo em processo num contexto específico (de tempo e espaço) e em diferentes níveis de análise. A pesquisa permitiu 1) documentar o não documentado oficialmente,2) dar voz aos agentes institucionais silenciados historicamente, 3) contribuir para a descolonização através da descrição e ampliação dos registros da trajetória do currículo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia, 4) a implementação de medidas que foram se fazendo necessárias no entendimento dos agentes institucionais e de avaliadores externos, 5) adequar-se às mudanças na legislação sobre a área e nível de ensino considerado. Foi possível também, no âmbito desse trabalho, sistematizar questões já resolvidas na (re)construção do currículo estudado e as questões que ainda estão na dependência de solução e que já foram percebidas ou podem ser antecipadas à luz de referencial teórico que ajuda a apontar soluções. Defende-se a tese de que o currículo real é o currículo possível construído nas condições específicas de uma dada instituição, recebendo influências das diretrizes curriculares nacionais e políticas públicas mais amplas; das condições institucionais e regionais, construídas historicamente; das trajetórias de formação, fases da carreira e experiências vicárias dos/as professores/as; do perfil do corpo discente; da produção acadêmica no campo do currículo e das especialidades ou disciplinas relacionadas com o curso. Conclui-se desafiando as universidades a assumirem junto às IES mais periféricas e às escolas de Educação Básica, papéis e funções mais adequados à uma ética do cuidado e do acolhimento e que se distanciem da ética do sobrevivente do mínimo eu, na qual a construção de singularidades comprometidas com a emancipação e a democracia está cada vez menos valorizada na prática.
Title in English
The possible curriculum in higher education : a study about of biology graduate course of amazonian university
Keywords in English
cultural psychology
curriculum
educational evaluation
ethnography
higher education
teacher education
Abstract in English
Brazilian educational system has been undergoing a reform movement since the middle nineties, standing out a legislation production, that have established directions and parameters to curriculum, and also an evaluation system at all educational levels. Meanwhile, is being discussed in the curriculum domain the emergence of a crisis on critic and post critic theorizing. This work is inscribed in a praxis of curriculum (re)construction in a Biology graduate course, that includes teachers development, taking an Amazonian university as a case study. Post colonialism and Cultural Psychology in a social constructionist perspective were taken as theoretical background to analyze curricula in a specific (time and space) context and at different levels. The research allowed:1) documenting what was not yet officially documented, 2) giving voice to those historically silenced; 3) decolonizing through document description and enlargement of curriculum trajectory at the Biology Major at Rondônia Federal University; 4) implementing measures as they were seen as needed by institutional agents and external evaluators and 5) adaptations to legislation changes. It was also possible, at this work’s scope, to systematize already solved issues at the curriculum (re) construction and those still unsolved, but already identified or anticipated due to solutions pointed by the theoretical background. It is argued that the real curriculum is the one that is possible considering the specific conditions of a given institution; national curriculum directions and wider public policies; local and institutional conditions, historically constructed; professional development trajectories; career stages; teacher’s vicarious experiences; faculty profile; academic production on curriculum and disciplines related to the course under study. The conclusion reached is a challenge to universities to perform roles and functions suited to an ethics of care towards more isolated universities and elementary schools and to discard the survival ethics, that doesn’t allow the construction of singularities committed to emancipation and democracy.
 
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Tese.pdf (1.43 Mbytes)
Publishing Date
2007-04-25
 
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