• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2011.tde-21072011-154324
Documento
Autor
Nome completo
Nicole Crochick
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Kupfer, Maria Cristina Machado (Presidente)
Bernardino, Leda Mariza Fischer
Patto, Maria Helena Souza
Título em português
Interesse de saber: um estudo com adolescente do ensino médio
Palavras-chave em português
Adolescentes
Aprender
Autoridade
Ensino médio
Interesses
Resumo em português
Um dos problemas da educação na atualidade é a falta de interesse demonstrada pelos alunos de ensino médio em relação aos conteúdos transmitidos pela escola. Muitos desses alunos sobretudo os mais ricos parecem perceber a escola predominantemente como um meio para obter a aprovação no vestibular e, posteriormente, a inserção no mercado de trabalho. Não demonstram, porém, vontade de saber; não vêem sentido em aprender e incorporar a cultura desenvolvida pela humanidade e transmitida pela escola. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo verificar o que leva estudantes do ensino médio de colégios particulares a se interessar pelo saber. Uma das respostas, proveniente da psicanálise, sugere que um aluno interessado pelo saber é aquele que se encontrou com o desejo de saber de um professor e constituiu, a partir dele, seu próprio desejo. Para procurar investigar esse interesse, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze alunos de uma sala de aula do segundo ano do ensino médio de uma escola particular de São Paulo, que atende uma clientela de alto poder aquisitivo. Os resultados desta pesquisa indicam que os pais e as figuras de autoridade tiveram um papel preponderante na determinação e no direcionamento do interesse de saber da maioria dos adolescentes pesquisados, assim como a consistência e o domínio do saber que transmitem. Os resultados indicam também que a falta de interesse que muitos demonstraram é relacionado por eles com o que julgam ser um pequeno espaço de fala e de discussão de ideias oferecido aos alunos pela escola. Relaciona-se ainda com a não valorização, por parte dos alunos, do conhecimento acumulado pela cultura
Palavras-chave em inglês
Adolescents
Authority
Interests
Learn
Secondary education
Resumo em inglês
One of the problems in Education nowadays is the lack of interest from high school students in the content given by the school. Most of these students, mainly the richest ones, seem to perceive the school as a way to obtain approval in vestibular, and further, to be inserted in the labor market. Thus, they dont demonstrate desire for knowledge; and dont seem to understand why they should learn and incorporate the culture developed by the mankind, and transmitted by the school. Therefore, this research has the purpose to understand which leads high school students in private schools to be interested in learning. One of the answers, provided by the Psychoanalysis, suggests that a student interested in learning is the one who met a teachers desire for knowledge, and constituted from it, its own desire. To investigate this issue, semi-structured interviews were executed with twelve students from a second year high school class in a private school from Sao Paulo, attending a high end clientele. The research results indicate that parents and authority figures have had a preponderant role in determining and directing the interest in knowledge of the majority of the researched teenagers, as well as the consistency and domain of knowledge they transmit. The results also shows that the lack of interest demonstrated by many students is related to the little space they believe is provided by the school to students, dedicated to ideas discussions and talking. Still, it is also related to the students diminishment of the knowledge accumulated by the culture
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Crochick_me.pdf (888.82 Kbytes)
Data de Publicação
2011-09-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.