• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2002.tde-20052008-112531
Documento
Autor
Nombre completo
Débora Cristina Piotto
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Patto, Maria Helena Souza (Presidente)
Esposito, Marilia Pontes
Ferreira, Maria Clotilde Therezinha Rossetti
Título en portugués
Retrato de um (des)encontro : camadas médias na escola pública
Palabras clave en portugués
Classe média
Classe social
Classe trabalhadora
Escolas públicas
Resumen en portugués
A pesquisa partiu da seguinte pergunta: quais as repercussões sobre a situação escolar das crianças das camadas populares do aumento das camadas médias na escola pública? Para respondê-la realizamos um estudo etnográfico em uma escola do município de Ribeirão Preto na qual esse fenômeno estava presente. Foram realizadas observações em sala de aula e em outros espaços da escola, além de entrevistas com diretores, orientadores, professores, pais e alunos. Os resultados da pesquisa de campo foram surpreendentes, pois revelaram que a relação entre usuários de camadas médias e a escola pública é muito mais complexa do que supúnhamos. Levadas por dificuldades econômicas, algumas famílias das camadas médias transferem os filhos da rede particular para a pública. Numa tentativa de pôr a escola pública em moldes que não afetem o seu prestígio, alguns pais participam da APM e do Conselho de Escola. Imersos no preconceito social contra os pobres, desejam excluir alunos pobres vistos como mais ameaçadores. Mas a equipe dirigente e o corpo docente não permitem, utilizando a defesa de tais alunos como forma de se contrapor aos pais na disputa pelo poder que se instala. Diante desta resistência, os pais deixam de participar de tais órgãos, mas procuram exercer pressão direta no fazer dos professores. As crianças, imersas neste universo de conflito e preconceito, reproduzem a discriminação na relação com os colegas.
Título en inglés
Portrait of a confront : a middle class in public school
Palabras clave en inglés
Lower class
Middle class
Public schools
Social class
Resumen en inglés
The research has arisen from the following question: "what are the repercussions on lower class children due to the increase of middle class students in public schools?" In order to answer that question, we have carried out an ethnological study in a school in the city of Ribeirão Preto where this phenomena was evident. Not only observations (inside the classroom and in other areas in the school) were made, but also interviews with directors, advisers, teachers, parents and pupils. The results of the field research were stunning since they show that the relation between students from the middle class and the public school is much more complex than we would imagine. Due to economic problems, some families, which belong to the middle class, transfer their children from private schools to public ones. Some parents end up joining an APM (an association of parents and teachers) and the School Council so that they can "control" the public school in such a way that it does not affect their prestige. As parents are immersed in social prejudice against the poor, they want to exclude poor students once they are seen as the most threatening ones. However, the directors and the teaching faculty do not allow that to happen - they defend poor students as a way of opposing to parents in the fight for power. Having to face this opposition, parents normally give up taking part of school groups but, on the other hand, they put pressure on what teachers are doing. The children, immersed in this universe of conflict and prejudice, propagate discrimination in the relation with their colleagues.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Piotto.pdf (603.94 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-12-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.