• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2010.tde-19072010-120756
Documento
Autor
Nome completo
Dinah Carolina Borges Crespo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Taille, Yves Joel Jean Marie Rodolphe de La (Presidente)
Leme, Maria Isabel da Silva
Vinha, Telma Pileggi
Título em português
O respeito na escola: a visão dos coordenadores pedagógicos
Palavras-chave em português
Educação
Educação moral
Interação interpessoal
Respeito (ética)
Resumo em português
A escola é um local de constante transmissão de princípios e regras morais aos alunos e a formação do respeito acontece em todas as relações estabelecidas em seu interior. Os professores são aqueles que estão mais diretamente ligados aos jovens, mas na escola há outras funções com grande influência sobre o ensino e que são pouco estudadas. Na presente pesquisa buscou-se investigar a visão dos coordenadores pedagógicos de Ensino Fundamental I e II de escolas públicas e particulares sobre o respeito na escola. Para isso foram entrevistados 20 coordenadores sendo 10 de escolas públicas e 10 de escolas particulares. A entrevista continha duas partes: uma semidirigida, com perguntas norteadoras, e a outra era composta de três pequenas histórias-problema com alternativas de ações. Os resultados demonstraram que para os coordenadores é muito difícil trabalhar com os professores, que seriam seu foco de atenção e atuação. Há uma discrepância significativa entre os que os coordenadores dizem fazer e o que pensam que os professores fazem em ambas as redes, sendo estes últimos vistos como mais autoritários pelos coordenadores nas escolas públicas. Há situações de desrespeito em diversas esferas e, apesar de terem dificuldade de se lembrar, também acontecem situações de respeito. Os alunos são o maior foco de atenção dos coordenadores o que dificulta ainda mais o seu trabalho com os professores. Percebeu-se também uma tensão entre nas relações entre esses dois profissionais. Pode-se constatar que a formação moral nas escolas ainda acontece de forma pouco planejada e que há pouco espaço para a cooperação e o diálogo entre os adultos, algo que parece se estender nas relações adultos x crianças, principalmente nos órgãos públicos
Título em inglês
The respect at school: the view of educational coordinators
Palavras-chave em inglês
Education
Interpersonal interaction
Moral education
Respect (ethics)
Resumo em inglês
The school is a place where all moral principles and rules are transmitted to the students constantly. Learning how to respect happens in all relationships established within it. Teachers are those who are most directly linked to students. School has another skills with great influence on education which are poorly studied. This research has investigated the view of educational coordinators about the respect at school. Coordinators from Elementary I and II were interviewed in 20 different schools. Half in public schools and the other half in private schools. The research happened in two parts. First one with guiding questions and the second one were composed by three problem situations with different actions. The results showed how difficult it is for the coordinators to work with the teachers, who should be their focus of attention and action. There is a significant gap between what the coordinators do and what they think the teachers do at the school, even at the public or the private school. The public school teachers are seen by the coordinators as the most authoritarian ones. There are a lot of disrespectful situations. Although they find hard to remember, it also occurs situations of respect. The students are the major focus of the attention of the coordinator which makes even harder the work with the teachers. We also noticed a tension in between these two professionals in their relationships. It is evident that the moral education at school is still so poorly planned. There is a small space for cooperation and dialogue between the adults. It is something that seems to extend through relationships between adult x children, especially in public schools
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
crespo_me.pdf (830.65 Kbytes)
errata_dina.pdf (16.82 Kbytes)
Data de Publicação
2010-11-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.