• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.1997.tde-18012010-121718
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Célia Rabello Malta Campos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1997
Director
Tribunal
Kovacs, Maria Julia (Presidente)
Macedo, Lino de
Masini, Elcie Apparecida Fortes Salzano
Título en portugués
A produção da narrativa em pré-escolares e a influência da intervenção, num contexto de estória e de jogo: uma análise psicopedagógica
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Desenvolvimento da linguagem
Narrativas
Pré-escolares
Resumen en portugués
Investiga as narrativas de crianças de seis anos de idade para analisar as características da linguagem do pré-escolar e a influência de uma intervenção na modificação dessa linguagem. As narrativas foram colhidas em quatro sessões individuais com seis sujeitos, alunos da creche central da USP, a partir da reprodução de estórias e de jogo simbólico. As narrativas foram produzidas em situações diferentes quanto ao aspecto da intervenção do adulto: na situação de menor intervenção, sugeria-se à criança que reproduzisse a estória relatada ou que inventasse uma estória a partir do seu jogo; na situação de maior intervenção, as crianças eram instruídas sobre os aspectos da compreensão verbal. Em ambas considerou-se, na perspectiva de Piaget, a linguagem da criança em relação aos fatores de sua compreensão global e verbal e o jogo simbólico. Os resultados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa pelas categorias da estrutura narrativa convencional, conforme Rojo (1996), pelas categorias de linguagem empregadas pela criança, como definidas por Piaget (1923;1993), e pelas categorias do jogo simbólico, também segundo Piaget (1978). É discutida a contribuição dos diferentes contextos e dessa intervenção para a compreensão do pré-escolar. São sugeridos procedimentos de observação da linguagem e da atividade lúdica da criança como prevenção de problemas de aprendizagem e alternativas para uma metodologia de ensino condizente com as necessidades do pré-escolar.
Título en inglés
The narrative production of pre-scholars and the influence of intervention, on a story and a play context: a psychopedagogical analysis
Palabras clave en inglés
Language development
Learning
Narratives
Preshcool students
Resumen en inglés
Investigates narratives of six year-old children to analyze pre-scholar language patterns and the influence of an intervention on the modification of this language. The narratives were collected during four individual meetings with six children, colleagues from the central nursery of the University of São Paulo, when reproducing a story and playing a symbolic game. The narratives were produced in different situations concerning the aspect of adult intervention. On the situation of less intervention, it was suggested to the child to reproduce the story told or to make up a story from his own game; on the situation of stronger intervention, the children were taught about the aspects of verbal comprehension. On both situations it was considered, on Piaget`s perspective, the child`s language related to aspects of global and verbal comprehension and the simbolic play. The results were studied on quantitative and qualitative basis through the categories of convencional narrative structure, as Rojo (1996), through the language categories used by the child, as Piaget (1923;1993) has defined, and through the symbolic plays categories, as Piaget (1978). Discusses the contribution of the different contexts and of the intervention to pre-scholar children understanding. Suggests child`s language and play observation procedures as prevention from learning problems and alternatives to teaching methods that matches with pre-scholar needs.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
camposmcrm_me.pdf (74.27 Kbytes)
camposmcrm_me1.pdf (2.47 Mbytes)
Fecha de Publicación
2010-01-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.