• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2002.tde-17082006-154028
Documento
Autor
Nombre completo
Carla Biancha Angelucci
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Patto, Maria Helena Souza (Presidente)
Bueno, José Geraldo Silveira
Goncalves Filho, Jose Moura
Título en portugués
Uma inclusão nada especial: apropriações da política de inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede pública de educação fundamental do Estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
deficientes
distúrbios de aprendizagem
educação especial
escolas públicas
inclusão escolar
política educacional
psicologia educacional
Resumen en portugués
Esta pesquisa tem por objetivo compreender as apropriações da atual política educacional de inclusão de alunos com necessidades especiais em classes regulares da rede estadual paulista. Para tanto, foi entrevistada uma educadora com experiência em educação especial e educação regular e que, em sua história profissional, já revelava disposição em incluir alunos usualmente tidos como inaptos a freqüentar as classes regulares. A partir do campo de relações entre Política de Educação Pública, História da Educação Especial Brasileira e história laboral da entrevistada, a análise do depoimento revela que a atual política de inclusão de alunos com necessidades especiais acaba por repor a exclusão escolar, principalmente, no interior das próprias instituições de ensino. A consciência contraditória da depoente aponta ainda para a constante ameaça de sufocamento da percepção das condições objetivas em que se dá a referida política.
Título en inglés
A non-special inclusion: appropriations of the practice of inclusion of special needs students in the São Paulo elementary state educations system
Palabras clave en inglés
disabled
educational policy
educational psychology
learnig disabilities
public education
school inclusion
special education
Resumen en inglés
The objective of this research is to reach and understanding of the appropriation of current educational practice regarding the inclusion of special needs students in regular classes in the São Paulo state education system. Therefore, I have interviewed a teacher with experience teaching both special needs and regular students, and from her experience, she revealed a willingness to include students normally considered to have disabilities in her regular classes. With regards the related fields of the public education system, the history of special needs education in Brazil and her professional experience, the analysis of her statement reveals that the current practice of the inclusion of students with special needs results in their exclusion from regular classes, principally, within the education system itself. Her contradictory opinion still points to the constant threat of suffocating the perception of the aforementioned practice.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2006-09-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.