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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2011.tde-17042012-121637
Documento
Autor
Nome completo
Flávia Cristina Amaro Queiroz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Souza, Audrey Setton Lopes de (Presidente)
Fonseca, Vera Regina Jardim Ribeiro Marcondes
Gomes, Isabel Cristina
Silva, Maria Cecilia Pereira da
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
Título em português
Representação no campo do traumático: a enfermidade grave na infância e o impacto sobre o desenvolvimento
Palavras-chave em português
Criança hospitalizada
Psicanálise
Recreação
Representação mental em crianças
Trauma psíquico
Resumo em português
O presente trabalho teve como objetivo investigar a dinâmica psíquica de crianças vítimas de uma enfermidade grave e a possibilidade de permitir maior mobilidade da dinâmica psíquica dessas crianças por meio da técnica lúdica e do trabalho de busca de representabilidade, a partir da premissa de que a enfermidade grave na infância é uma situação traumática dentre tantas outras possíveis. Delineamos, para tal entendimento, um percurso que se inicia nas primeiras inscrições psíquicas e na construção de representações e, em seguida, apresentamos a maneira como uma situação traumática pode fragilizar a mente. Enfatizamos a possibilidade de representação, mediante as intervenções psicanalíticas, partindo do princípio de que é por intermédio da condição simbólica que o indivíduo se desenvolve. Realizamos um estudo teórico-clínico de duas crianças que foram submetidas à operação para correção de cardiopatia congênita e, consequentemente, internação em unidade de terapia intensiva. O estudo consistiu de intervenções psicanalíticas que privilegiaram o oferecimento de um continente com rêverie, com uma proposta de acompanhar a criança no confronto com questões que fogem da esfera de representações, por intermédio do brincar, favorecendo a não paralisação e o não congelamento de sua rede simbólica e de significados. O Procedimento de Desenhos-estórias foi utilizado no início e final do processo como apoio para as intervenções e avaliações. Por meio das intervenções psicanalíticas, dos recursos teóricos-técnicos utilizados, observamos algumas modificações na linha de representação dos conflitos e um início de mudança na forma das crianças brincarem e se expressarem graficamente
Título em inglês
Representation in the Field of Trauma: a serious illness childhood
Palavras-chave em inglês
Child hospitalized
Mental representation in children
Psychic trauma
Psychoanalysis
Recreation
Resumo em inglês
This study aimed to investigate the psychological dynamics of child victims of a serious illness and possibility of allowing greater mobility of the psychological dynamics of these children through recreational technical and search representative from the premise that serious illness in childhood is a traumatic situation among many others possible. Outline for such an understanding, a journey that starts in the first registration and the construction of mental representations and then present how a traumatic situation may weaken the mind. We emphasize the possibility of representation by the psychoanalytic interventions, assuming that it is through the symbolic condition that the individual develops. We conducted a theoretical and clinical study of two children who underwent surgery for repair of congenital heart disease and, consequently, admission to the intensive care unit. The study consisted of psychoanalytic interventions which recommended the offer of a continent with reverie, with a proposal to accompany the child in confronting issues that are beyond the realm of representations, through the play, not favoring the strike and not freeze your symbolic condition. The Drawing-stories was used at the beginning and end of the process as support for interventions and evaluations. Through psychoanalytic interventions, theoretical-technical resources used, we observed some changes in the line representing the beginning of a conflict and change in the way children play and express themselves graphically
 
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queiroz_do.pdf (933.29 Kbytes)
Data de Publicação
2012-05-15
 
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