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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.47.2013.tde-15082013-102942
Documento
Autor
Nombre completo
Ailton Bedani
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Albertini, Paulo (Presidente)
Carone, Iray
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt
Matthiesen, Sara Quenzer
Wagner, Cláudio Mello
Título en portugués
A relação entre sensação e produção de conhecimento na obra de Wilhelm Reich
Palabras clave en portugués
Epistemologia
Percepção
Sensação
Wilhelm Reich (1897-1957)
Resumen en portugués
Esta tese examina os estudos clínico-terapêuticos, laboratoriais e epistemológicos que Wilhelm Reich endereçou, no transcurso de sua obra, ao tema da sensação. Consultaram-se as seguintes fontes de dados: a) artigos, livros, correspondências, diários e transcrições de uma entrevista e de algumas conferências de Reich; b) trabalhos de comentadores da produção reichiana; c) textos de autores que marcaram significativamente as pesquisas de Reich sobre a apreensão sensorial, em particular, Friedrich A. Lange, Henri Bergson, Sigmund Freud e Richard Semon; d) estudos nos campos da História da Ciência e Filosofia da Ciência que permitiram resgatar linhas de investigação e posicionamentos epistemológicos que inspiraram as reflexões reichianas sobre a sensação. Procurou-se apontar quatro áreas de pesquisa que contribuíram para os estudos sensorialistas de Reich: as ciências biológicas e médicas (tais como a Protozoologia e Neurologia), o conhecimento psicológico (particularmente a Psicanálise), uma disciplina fundada pelo próprio autor (a Orgonomia) e a Teoria do Conhecimento (em especial, certa tradição neokantiana). Examinando-se as incursões de Reich por essas áreas, buscou-se identificar os estudiosos e correntes de pensamento que o estimularam em suas pesquisas sobre a dimensão sensorial e examinar as proposições estritamente reichianas de teor clínico, experimental e epistemológico a respeito da sensação. Observou-se que Reich partilhou da concepção de que uma sensorialidade básica se manifestaria em todos os seres vivos. Resgatou-se a tese reichiana de que níveis perceptivos elementares estariam diretamente associados, em organismos vivos, a uma singular força natural (a energia orgone), que o autor julgava ter descoberto e objetivado. Analisou-se a asserção de Reich de que, na produção humana de conhecimento, certas funções perceptivas rudimentares (filogeneticamente arcaicas) seriam continuamente modeladas pela estrutura de caráter (instância construída na relação dialética indivíduo-sociedade). Constatou-se, por fim, que Reich, transitando por diferentes setores do saber e perseguindo rotas investigativas originais, procurou articular dois aspectos extremos do fenômeno sensorial: a sensação como propriedade básica da matéria viva e como ingrediente central da produção humana de conhecimento
Título en inglés
The relation between sensation and knowledge production in the work of Wilhelm Reich
Palabras clave en inglés
Epistemology
Perception
Sensation
Wilhelm Reich (1897-1957)
Resumen en inglés
This thesis examines the laboratory, clinical therapeutic and epistemological studies that Wilhelm Reich, in the course of his work, dedicated to the subject of sensation. The following resources were consulted: a) articles, books, correspondences, diaries and transcriptions of an interview and of some of Reichs conferences; b) works of Reichs commentators; c) papers from authors that have significantly influenced Reichs research on sensorial apprehension, particularly Friedrich A. Lange, Henri Bergson, Sigmund Freud, and Richard Semon; d) studies in the fields of History of Science and Philosophy of Science that allowed the recovery of lines of investigation and epistemological positionings that have inspired the reichian reflexions on sensation. We tried to indicate four fields of research that have contributed to Reichs sensorial studies: the biological and medical sciences (such as the Protozoology and Neurology), the psychological knowledge (particularly the Psychoanalysis), a discipline created by the author himself (the Orgonomy), and the Theory of Knowledge (specially certain Neokantian tradition). Examining Reichs investigations on these fields, we tried to identify the scholars and currents of thought that have stimulated him in his research on the sensorial dimension and we tried to examine the strictly reichian propositions of clinical, experimental and epistemological content regarding sensation. It was observed that Reich shared the notion that a basic sensoriality would manifest in all living beings. We recovered the reichian thesis that elementary perceptive levels would be directly associated, in living organisms, to a singular natural force (the orgone energy), which the author believed to have discovered and objectified. We analyzed Reichs assertion that in human knowledge production, certain rudimentary perceptive functions (phylogenetically archaic) would be continuously modeled by the structure of character (a sphere built in the dialectic relationship individual-society). Finally, it was verified that Reich, transiting through different sectors of wisdom and chasing original investigative routes, tried to articulate two extreme aspects of the sensorial phenomenon: the sensation as a basic property of the living matter, and as a central ingredient of the human production of knowledge
 
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bedani_do.pdf (1.73 Mbytes)
Fecha de Publicación
2013-09-02
 
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