• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2010.tde-14072010-174052
Documento
Autor
Nombre completo
Yonara Dantas de Oliveira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Crochik, Jose Leon (Presidente)
Maar, Wolfgang Leo
Patto, Maria Helena Souza
Título en portugués
O rebaixamento da negatividade da arte: Um estudo sobre a instrumentalização do teatro na educação
Palabras clave en portugués
Adorno Theodor Wiesegrund - 1903-1969
Educação
Negatividade
Teatro
Teoria Crítica
Resumen en portugués
Este estudo discute a inserção do teatro no âmbito educacional, considerando o atravessamento do teatro pela instituição escolar e os movimentos que permearam a história do teatro. Com base na teoria crítica da sociedade desenvolvida por Theodor Wiesengrund Adorno, entende-se que o teatro, como expressão artística, é, em si, forma de conhecimento. Por meio do seu caráter de negatividade, as obras de arte condensam as antinomias e os antagonismos como antíteses da sociedade enquanto problema de sua forma interna, o que potencializa a arte como crítica imanente à realidade social. Partindo desse entendimento, buscou-se elucidar como o teatro se relaciona com os demais conteúdos escolares. Para tanto, foram selecionadas como material para análise quatro produções acadêmicas sobre teatro e educação, entre dissertações e teses produzidas na Universidade de São Paulo, já situadas dentro do contexto da vigência da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, e da implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998. As reflexões de Theodor W. Adorno e as discussões apresentadas nas obras selecionadas contribuem para a compreensão do objeto de estudo, em uma análise sobre a relação entre teatro e educação escolar, a qual indaga de que maneira, nessa relação, o teatro encontra-se rebaixado em seu potencial de contato com a realidade e de crítica a ela. Da análise das quatro obras selecionadas é possível depreender que o teatro encontra-se instrumentalizado, tendo em vista que as atividades de ensino de teatro têm ido ao encontro de uma educação afirmativa da ordem vigente
Título en inglés
The lowering of the negativity of art: a study of transforming theater into an instrument of education
Palabras clave en inglés
Adorno Theodor Wiesegrund - 1903-1969
Critical Theory
Education
Negativity
Theather
Resumen en inglés
This study is about the insertion of theater in the educational field, and it considers the crossing through of theater by the school, as well as the movements that permeate the history of theater. Based on the critical theory of society developed by Theodor Wiesengrund Adorno, it is understood that theater itself, as an artistic expression, is a way of knowledge. The works of art condense both the contradictions and the antagonism as antitheses of society as problems of their inner shape through their character of negativity, which reinforces art as criticism pertaining to the social reality. From that perception, it was explained how theater relates to the other school contents. To do so, four academic papers about theater and education were selected among the theses and dissertations done at Universidade de São Paulo after the new National Education Bases and Guidelines Law was in force (the law has been ruling since 1996) and the National Curriculum Parameters were implemented (1998). Both Theodor W. Adorno´s thoughts and the discussions in the selected papers help to understand the object of the present study, in an analysis of the relation of theater to education, which searches the way theater is lowered in its potential of contact with reality and criticism of it inside such relation. From the analyses of the four selected papers it is possible to infer that theater has been transformed into an instrument of education, for the teaching activities of theater have met the education of the ruling order
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
oliveira_me.pdf (495.47 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-09-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.