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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2006.tde-12092006-222055
Documento
Autor
Nome completo
Lizandra Guedes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Patto, Maria Helena Souza (Presidente)
Andriolo, Arley
Schilling, Flavia Ines
Título em português
Novas velhas formas de dominação: os parques infantis e o novo projeto de dominação social
Palavras-chave em português
educação infantil
história da educação - Brasil
política educacional
problemas sociais
Resumo em português
A presente dissertação pretende investigar como se dá a relação estabelecida entre a experiência inicial dos Parques Infantis (1935- 1938), desenvolvido na cidade de São Paulo, e o projeto de nação idealizado pela nova geração da classe dominante paulista, em conjunto com diversos modernistas e intelectuais. Nela procuramos resgatar tanto as aspirações deste grupo para o futuro do país, bem como o papel que a educação, e as instituições que a representavam, desempenhava no cenário político-social paulista e nacional. Dessa forma, esperamos explicitar o caráter ambíguo que marca fortemente as ações desse governo, em que a aposta da classe dominante na educação como força capaz de resolver os problemas do país revela ora seu caráter fortemente moralizador e disciplinador das massas, ora evidencia grande potencial formativo.
Título em inglês
Old new forms of domination: the "parques infantis" and the new project of social domination
Palavras-chave em inglês
early childhood education
educational policy
history of education (Brasil)
social issues
Resumo em inglês
The current essay intends to investigate the connection between the first experiment of the Parques Infantis (1935 - 1938), developed in the city of São Paulo, and the nation project designed by the new generation of the predominant class of São Paulo city, jointly with several modernists and intellectuals. In this essay we try to rescue the aspirations of this group for the future of the country, as well as the role played by education and its institutions in the political and social scenario of São Paulo and Brazil. We hope to elucidate the ambiguous feature that strongly stress the actions of the current government, where the dominant class believes in the strength of education to solve the problems of the country, sometimes revealing a strong moralizing and disciplinarian character, and sometimes highlighting a wide formative potential.
 
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Guedes_tde.pdf (498.13 Kbytes)
Data de Publicação
2006-10-10
 
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