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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.47.2006.tde-12092006-222055
Document
Auteur
Nom complet
Lizandra Guedes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Patto, Maria Helena Souza (Président)
Andriolo, Arley
Schilling, Flavia Ines
Titre en portugais
Novas velhas formas de dominação: os parques infantis e o novo projeto de dominação social
Mots-clés en portugais
educação infantil
história da educação - Brasil
política educacional
problemas sociais
Resumé en portugais
A presente dissertação pretende investigar como se dá a relação estabelecida entre a experiência inicial dos Parques Infantis (1935- 1938), desenvolvido na cidade de São Paulo, e o projeto de nação idealizado pela nova geração da classe dominante paulista, em conjunto com diversos modernistas e intelectuais. Nela procuramos resgatar tanto as aspirações deste grupo para o futuro do país, bem como o papel que a educação, e as instituições que a representavam, desempenhava no cenário político-social paulista e nacional. Dessa forma, esperamos explicitar o caráter ambíguo que marca fortemente as ações desse governo, em que a aposta da classe dominante na educação como força capaz de resolver os problemas do país revela ora seu caráter fortemente moralizador e disciplinador das massas, ora evidencia grande potencial formativo.
Titre en anglais
Old new forms of domination: the "parques infantis" and the new project of social domination
Mots-clés en anglais
early childhood education
educational policy
history of education (Brasil)
social issues
Resumé en anglais
The current essay intends to investigate the connection between the first experiment of the Parques Infantis (1935 - 1938), developed in the city of São Paulo, and the nation project designed by the new generation of the predominant class of São Paulo city, jointly with several modernists and intellectuals. In this essay we try to rescue the aspirations of this group for the future of the country, as well as the role played by education and its institutions in the political and social scenario of São Paulo and Brazil. We hope to elucidate the ambiguous feature that strongly stress the actions of the current government, where the dominant class believes in the strength of education to solve the problems of the country, sometimes revealing a strong moralizing and disciplinarian character, and sometimes highlighting a wide formative potential.
 
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Guedes_tde.pdf (498.13 Kbytes)
Date de Publication
2006-10-10
 
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