• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2008.tde-12062008-074728
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Paula Martins Cazeiro
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt (Presidente)
Brunello, Maria Inês Britto
Rocha, Eucenir Fredini
Título en portugués
Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência das brincadeiras
Palabras clave en portugués
brincadeiras
formação de conceito
paralisia cerebral
terapia ocupacional.
Resumen en portugués
O desenvolvimento de conceitos básicos ocorre em situações cotidianas e lúdicas, por meio do contato da criança com os objetos e pessoas presentes em seu ambiente. A criança com deficiência, contudo, vê-se muitas vezes privada de tais experiências, seja por conta de sua incapacidade motora, que restringe a exploração ativa, seja em decorrência da falta de oportunidades para participar de atividades lúdicas, familiares e sociais, seja pelo excesso de proteção por parte de seus cuidadores. Visando estimular o desenvolvimento desta criança e fornecer-lhe oportunidades para vivenciar situações comuns a infância, o terapeuta ocupacional utiliza-se, com freqüência, da atividade lúdica. Consoante esta prática, o objetivo desta pesquisa é investigar a influência deste tipo de atividade no processo de formação de conceitos básicos por crianças com seqüelas de paralisia cerebral. Em face das dificuldades de se trabalhar com este tipo de população, optou-se por realizar uma pesquisa do tipo qualitativo com um pequeno número de participantes, os quais foram submetidos a um pré-teste, a fim de avaliar o grau de domínio inicial de alguns conceitos, 16 sessões individuais de brincadeiras que envolviam alguns dos conceitos avaliados e reaplicação do teste inicial a fim de avaliar o grau de aprendizagem final dos conceitos trabalhados. A prova utilizada foi uma adaptação do Teste de Conceitos Básicos de Boehm. A pesquisadora, que participava das brincadeiras junto à criança, nomeava sempre que possível os conceitos pertinentes a cada situação. Todas as crianças participantes aprenderam ao menos um dos conceitos mais trabalhados durante as sessões de brincadeiras, além de terem aprendido outros conceitos não avaliados por meio dos testes. Também se verificou que as crianças apresentaram progressos em outros aspectos do seu desenvolvimento, tais como coordenação motora, atenção, qualidade da participação nas brincadeiras, comportamento e relacionamento interpessoal. Verificou-se, assim, que o fornecimento de oportunidades para participar de brincadeiras mediadas por um adulto influencia positivamente o processo de formação de conceitos básicos, bem como o desenvolvimento global da criança com seqüelas de paralisia cerebral. Estes resultados foram discutidos segundo o referencial teórico da psicologia sócio-histórica de Vygotsky.
Título en inglés
Concept development by children with cerebral palsy: an exploratory study about the influence of play
Palabras clave en inglés
cerebral palsy
concept formation
occupational therapy
play
Resumen en inglés
The development of basic concepts occurs in everyday situations and play activities, by children's contact with objects and persons present in their environment. However, the disabled children are often deprived of such experiences, either on account of their motor disability that restricts the active exploration, or as a result of the lack of opportunities for play and participate in familiar or social tasks, often because of over-protection by their caretakers. To stimulate the development of the child and give him opportunities to experience situations common to all children, the occupational therapist uses often playthings. Consonant with this practice, the objective of this research was to investigate the influence of this type of activity in the process of formation of basic concepts by children with cerebral palsy. In face of the difficulties of working with this kind of population, it was decided to conduct a qualitative research with a small number of participants, which have been submitted to: a pre-test to assess the degree of initial domain of some concepts; 16 individual sessions of play therapy involving some of the evaluated concepts; a second administration of the initial test to assess the degree of learning of the treated concepts. The test administered was an adaptation of the Boehm Test of Basic Concepts. The researcher, who went on to play with child, named whenever possible the concepts relevant to each situation. All children learned at least one of the concepts more treated during the sessions of play therapy. They learned also other concepts not evaluated by tests. It was also found that children showed progress in other aspects of their development, such as motor coordination, attention, play skills, behavior and interpersonal relationships. It is therefore clear that the provision of play opportunities, mediated by an adult, positively influences the process of formation of basic concepts, as well as the overall development of children with cerebral palsy. These results were discussed according to the Vygotskyan perspective.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Cazeiro.pdf (1.12 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-07-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.