• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-10112014-154035
Documento
Autor
Nombre completo
Daniel Ortins Salerno
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt (Presidente)
Negrão, Esmeralda Vailati
Paula, Fraulein Vidigal de
Título en portugués
Instrução por processamento e a aquisição de adjetivos do inglês como L2 por alunos brasileiros
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Informação
Língua
Linguagem
Processamento
Resumen en portugués
Este estudo visou avaliar a eficácia da intervenção pedagógica de língua estrangeira Instrução por Processamento (PI) em auxiliar alunos brasileiros a adquirir sentenças adjetivais no inglês. Após a aplicação de pré-testes, distribuídos a 51 alunos, grupos foram distribuídos aleatoriamente a uma das duas intervenções pedagógicas: PI e a tradicional e a um dos dois programas, extensivo e intensivo. Os alunos receberam fotos ao lado de sentenças em português para as quais escreveram uma tradução em inglês. As respostas erradas ou em branco receberam escore zero, as corretas receberam escore um. O teste Mann-Whitney não revelou diferenças significantes entre os grupos antes das intervenções, porém os resultados indicaram diferenças significantes entre o pré e o pós-teste (34,65) (p<0,001) para PI. Embora ambas as intervenções parecessem ter afetado a aprendizagem das sentenças adjetivais estudadas, PI parece ter afetado mais significantemente a aprendizagem do que a instrução tradicional, tanto no curso intensivo quanto no extensivo
Título en inglés
Not informed by the author
Palabras clave en inglés
Acquisition
Instruction
Language
Learning
Processing
Resumen en inglés
This study aimed at assessing the effectiveness of the foreign language pedagogical intervention Processing Instruction (PI) in helping Brazilian learners in acquiring adjective phrases in English. Following the pre-tests, administered to 51 students, groups were randomly assigned to one of two pedagogical interventions: PI and traditional and to one of two programs, extensive and intensive. Learners received photos next to sentences in Portuguese to which they wrote a translation in English. Wrong or blank responses were scored zero, correct answers scored one. The Mann-Whitney test revealed no significant differences among the groups before the interventions. However, the results indicated significant differences between the pre and post-test (34.65) (p<0,001) for PI. Although both interventions seemed to have affected the learning of the adjective phrases studied, it appears that PI had a more significant effect on learning than the traditional instruction in extensive and intensive programs
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
salerno_corrigida.pdf (1.55 Mbytes)
Fecha de Publicación
2014-11-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.