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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2010.tde-09112010-114133
Documento
Autor
Nome completo
Maria Eugênia Pesaro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Kupfer, Maria Cristina Machado (Presidente)
Bernardino, Leda Mariza Fischer
Grisi, Sandra Josefina Ferraz Ellero
Lerner, Rogerio
Voltolini, Rinaldo
Título em português
Alcance e limites teórico-metodológicos da pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil
Palavras-chave em português
Constituição do sujeito
Desenvolvimento infantil
Métodos de pesquisa
Psicanálise de criança
Teoria psicanalítica
Resumo em português
O presente estudo nasceu da Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil que validou para uso pediátrico o instrumento denominado Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), construído a partir da teoria psicanalítica. Além dos resultados diretamente relacionados à validação dos indicadores, a Pesquisa IRDI forneceu evidências empíricas para algumas importantes formulações teóricas psicanalíticas e se inscreveu também em um campo de discussão metodológica ao propor a articulação do método experimental com o método clínico. O presente estudo teve dois grandes objetivos: ampliar as bases teóricas do IRDI e propor uma discussão metodológica. Teve ainda dois objetivos específicos: a) explorar os resultados específicos da subamostra de 130 crianças em torno do eixo da função paterna; b) Contribuir para o campo de estudos psicanalíticos sobre os bebês. Para realizar a ampliação teórica, o estudo examinou os fundamentos teóricos de cada um dos 31 indicadores propostos pela pesquisa IRDI. A discussão metodológica foi realizada neste estudo tendo como direção de pesquisa a seguinte pergunta: o uso da metodologia experimental compromete as bases psicanalíticas da Pesquisa IRDI? O presente estudo buscou também explorar os resultados de uma amostra específica de 130 crianças. Em relação à subamostra, os achados clínicos apontaram o aparecimento significativo de duas sintomatologias nas crianças aos três anos, agressividade e ausência de enredo no brincar, efeitos de uma operação frágil da função paterna. Em relação à discussão metodológica, conclui-se que a conceituação e os fundamentos da pesquisa são psicanalíticos e que as metodologias utilizadas possibilitaram uma convergência interdisciplinar (Hans) e interações da psicanálise (Mijolla-Mellor) com outras disciplinas. Propõe-se considerar que a utilização de diferentes métodos não se contrapõe à semiologia psicanalítica porque a psicanálise não é uma só modalidade de investigação e sua referência metodológica não é única. Essa diversidade e heterogeneidade constitutiva colocam a psicanálise em posição de interagir com as demais disciplinas, como propõe Mijolla.
Título em inglês
Theoretical and methodological scope and limits of multi-center research on clinical risk indicators for child development
Palavras-chave em inglês
Child psychoanalysis
Childhood development
Constitution of the subject
Psychoanalytic theory
Research methodology
Resumo em inglês
The present study originated in the Mulri-Center Reaserch on Clinical Risk Indicators for Child Development, which validated the pediatric use of a tool named Clincal Risk Indicators for Child Development (CRICD) Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI), based on the psychoanalytical theory. Besides the results directly related to the validation of risk indicators, CRICD Research provided empirical evidence of some important psychoanalytic theoretical formulations and incited methodological discussions by proposing a combination of the experimental and clinical methods. The present study aims at two relevant goals: to widen CRICDs theoretical basis and to propose a methodological discussion. And had also two specific objectives: a) explore in greater detail results obtained from a specific sample group of 130 children which are related to the theoretical axis called Paternal Function; b) unveiling the psychopathology of early infancy. To accomplish the expansion theory, the study examined the theoretical fundamentals of each one of the 31 indicators proposed by the CRICD Research.The methodological discussion contained in this study was guided by the following question, which in turn oriented our research: does the use of experimental methodology undermine the psychoanalytical basis of CRICD Research? Regarding the specific sample of 130 childrens. The present study also explores in greater detail results obtained from a specific sample group of 130 children. Clinical findings show the emergence of two significant symptomalogies in three-year old children: aggressiveness and the lack of a plot when playing, which are understood as the effects of a fragile performance of the paternal function. By means of a methodological discussion, we conclude that the conceptualization and fundamentals of this study are indeed psychoanalytical and the methodology employed allowed for an interdisciplinary convergence (Hans) and interactions of psychoanalysis (Mijolla-Mellor) with other disciplines. It intends to show that the use of different methods is not conflictive with psychoanalytical semiology. Psychoanalysis is neither a unique research modality, nor is its methodological reference unique. Such constitutive diversity and heterogeneity allow for psychoanalysis to interact with other disciplines and to progress by means of diverse and heterogenic sources, as Mijolla proposes.
 
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pesaro_do.pdf (1.57 Mbytes)
Data de Publicação
2011-01-14
 
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