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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.47.2008.tde-09012009-144508
Documento
Autor
Nome completo
Neusa Lopes Bispo Diniz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Maluf, Maria Regina (Presidente)
Barrera, Sylvia Domingos
Guimarães, Sandra Regina Kirchner
Leme, Maria Isabel da Silva
Santos, Maria José dos
Título em português
Metalinguagem e alfabetização: efeitos de uma intervenção para recuperação de alunos com dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita
Palavras-chave em português
Consciência fonológica
Consciência sintática
Desenvolvimento da linguagem
Intervenção psicológica
Metalinguagem
Psicologia cognitiva
Resumo em português
Há na literatura especializada fortes evidências empíricas a respeito das relações entre habilidades de leitura e escrita e habilidades metalingüísticas. Entretanto, ainda são pouco numerosos os trabalhos que analisam efeitos de intervenções, sobretudo com falantes do português brasileiro. A presente pesquisa investigou a influência de um programa de intervenção, baseado em atividades voltadas para o desenvolvimento da consciência dos aspectos formais e estruturais da linguagem, com vistas ao domínio de habilidades metafonológicas e metassintáticas, sobre o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita. O estudo teve um delineamento do tipo experimental realizado com um grupo experimental e um grupo controle, em três fases: pré-teste e pós-teste para todos os participantes e intervenção para o grupo experimental em sala de aula. Participaram deste estudo 44 crianças de ambos os sexos, de 2ª séries do ensino público fundamental, com idades de 08 a 12 anos, originárias de duas classes regulares nas quais as crianças apresentavam diversidades em termos de desempenho no processo de alfabetização. Algumas já dominavam o sistema escrito, mas muitas delas ainda não tinham este domínio. Foi feita aplicação coletiva de tarefas de avaliação de escrita e aplicação individual de tarefas de avaliação de leitura, consciência fonológica e consciência sintática antes e depois da intervenção. Esta consistiu em 16 sessões de aplicação coletiva de atividades lúdicas metafonológicas e 15 sessões de atividades lúdicas metassintáticas. Os dados foram submetidos ao teste T de significação de Student. Os resultados demonstraram que, apenas para o grupo experimental, houve diferenças significativas na comparação das médias pré e pós-teste para tarefas de escrita de palavras e de habilidades metafonológicas. Em tarefas de leitura e habilidades metassintáticas ambos os grupos progrediram significativamente. Concluiu-se que a efetividade do programa de intervenção constitui uma importante implicação pedagógica, pois evidencia que é possível recuperar atrasos em linguagem escrita em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental através de treino em consciência fonológica, correspondência grafemafonema e consciência sintática, em situação real de sala de aula.
Título em inglês
Metalanguage and Literacy: effects of an intervention for recovering of students with difficulties in the written language learning
Palavras-chave em inglês
Cognitive psychology
Language development
Metalanguage
Phonological awareness
Psychological intervention
Syntactic awareness
Resumo em inglês
There are strong empirical evidences in the specialized literature regarding the relationship between reading and writing skills and metalinguistic skills. However, there is still little research that analyzes the effects of interventions, especially with speakers of Brazilian Portuguese. This research investigated the influence of an intervention program, based on activities focused on the development of awareness of formal and structural aspects of the language, with a view to the field of metaphonological and metasyntactical skills on the development of reading and writing skills. The survey had an experimental type delineation carried out with an experimental group and a control group in three phases: pre-test and posttest for all participants and intervention for the experimental group in the classroom. Forty four children of both gender of the second year of the public elementary education, aged from 08 to 12 years, took part in this survey. The children were from two regular classrooms in which they had diversity in terms of performance in the literacy process. Some of them already dominated the writing system, but many of them didnt have this domain. It was accomplished collective application of writing valuation tasks and single application of reading, phonological awareness and syntactical awareness valuation tasks before and after the intervention. The intervention consisted of 16 sessions of collective application of metaphonological ludic activities and 15 sessions of metasyntactical ludic activities. The data were submitted to the Students T test. The results showed that there were significant differences, comparing the pre-test and post-test means, to the tasks of words writing, reading and metaphonological and metasyntactical skills. Both groups made a significant upgrade in tasks of reading and metasyntactical skills. It is concluded that the effectiveness of the intervention program has an important pedagogical implication as it shows that it is possible to recover lateness in written language in children of the early years of elementary education through training in phonological awareness, grapheme-phoneme matching and syntactical awareness in actual circumstances of the classroom.
 
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diniz_do.pdf (7.38 Mbytes)
Data de Publicação
2009-02-11
 
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