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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2012.tde-08112012-152109
Documento
Autor
Nome completo
Vanessa Costa Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Kupfer, Maria Cristina Machado (Presidente)
Charlot, Bernard Jean Jacques
Machado, Adriana Marcondes
Título em português
A relação com o saber de crianças em acolhimento institucional
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Crianças abrigadas
Saberes escolares
Sucesso escolar
Resumo em português
Os estudos da Sociologia expõem a existência de uma correlação estatística entre o pertencimento a uma classe social desfavorecida, a ruptura familiar e o fracasso escolar, lançando uma interrogação sobre as crianças que desafiam esse destino e estabelecem uma forte relação com o saber. Essas crianças, bem como as razões que as levam a sustentar o desejo frente ao conhecimento em que pesem condições adversas, são o objeto da presente pesquisa. A investigação recai sobre a dimensão de identidade da relação com o saber e suas relações com as demais dimensões, especialmente com aquela que diz respeito a uma determinada figura do aprender em seu aspecto epistêmico: a relação com um saber objeto. Destaca-se como objetivo principal do estudo identificar relações existentes entre as dimensões identitária e epistêmica da relação com o saber de três crianças em acolhimento institucional e com êxito escolar. Tendo como referência a Teoria da Relação com o Saber e a metodologia empregada por Bernard Charlot, estudioso do tema, foram utilizados os instrumentos inventário de saber e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as crianças institucionalizadas e com êxito escolar estabelecem uma relação do tipo identitária com o saber encontrando apoio em figuras institucionais. Concluímos que esse vínculo possibilita-lhes nutrir uma forte relação com os conteúdos epistêmicos oferecidos na instituição escolar
Palavras-chave em inglês
Learning
School knowledge
School success
Sheltered children
Resumo em inglês
Sociology exposes the existence of a statistic correlation among belonging in a disadvantaged social class, absence family and school failure, launching an inquiry into children who defy this fate and establish a strong relation with knowledge. These children, as well as the reasons that lead them to sustain the desire to know despite adverse conditions, are the object of the present research. The investigation is on the dimension of the identity of the relationship with knowledge and its relations to other dimensions, especially that one related to a specific learning figure in its epistemic aspect: the relation with a knowledge object. It can also be outlined as the main objective of the study the identification of relations between identity and epistemic dimensions of the relation with knowledge of three sheltered children and presenting good school performance. Referring to the Theory of Relation to Knowledge and methodology employed by Bernard Charlot, a scholar of the subject, we used the instruments inventory to know" and semi-structured interviews. The results indicate that institutionalized children with successful performance in school establish an identity relation with knowledge, finding support in institutional figures. We conclude that this kind of bond enables them to create a strong relation with the epistemic content provided in schools
 
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ribeiro_corrigida.pdf (474.83 Kbytes)
Data de Publicação
2012-11-26
 
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