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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2016.tde-08092016-154603
Documento
Autor
Nome completo
Fraulein Vidigal de Paula
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Leme, Maria Isabel da Silva (Presidente)
Maluf, Maria Regina
Rose, Tania Maria Santana de
Título em português
Conhecimento metacognitivo de crianças de 3ª série que apresentam dificuldades na aquisição da leitura
Palavras-chave em português
Alfabetização
Aprendizagem
Crianças
Leitura
Metacognição
Resumo em português
Investigou-se como crianças de 3ª série do ensino público, destacadas por dificuldades na aquisição da leitura, relatam como percebem, organizam e avaliam sua atividade cognitiva em situações de leitura. Participaram 40 crianças distribuídas em dois grupos com baixo (G1) e alto (G2) desempenho, como referência para a comparação de resultados, em uma tarefa padronizada de leitura e escrita, aplicada em 80 crianças. O relato de conhecimento metacognitivo sobre leitura obteve-se pela aplicação individual de um roteiro de entrevista. Este foi analisado a partir da freqüência de respostas apresentadas por grupo, nas diferentes categorias. Para analisar relações entre conhecimento metacognitivo e nível de desempenho aplicouse individualmente uma tarefa de leitura de livro. O tempo de leitura, tipos de erro e condutas de auto-regulação foram registradas em protocolo apropriado. Estes foram analisados em função do tempo de leitura e das taxas de erro e de auto-regulação. Nos resultados, evidencia-se no G2 maior domínio de conhecimentos metacognitivos relativo a dimensões mais complexas da leitura, com maior referência a conhecimentos sobre nível ortográfico, estrutura textual, estratégias e generalização destes para outras disciplinas; enquanto que no G1 destacam-se conhecimentos principalmente relacionados ao nível da palavra. Na tarefa de leitura o G2 apresentou desempenho significativamente superior, sobretudo em relação ao tempo e à taxa de erro. Comparando os resultados dos dois instrumentos, concluímos que há uma relação entre o plano do conhecimento declarável pela criança sobre seu funcionamento cognitivo e seu desempenho efetivo no plano da ação em tarefa de leitura
Título em inglês
Metacognitive knowledge of third grade children who present literacy acquisition problems
Palavras-chave em inglês
Children
Learning
Literacy
Metacognition
Reading
Resumo em inglês
Childrens self reports concerning their cognitive activity during reading tasks were investigated in this study. Forty third graders, divided in two groups, according to their literacy achievement, low (G1) and high (G2), were selected among 80 students, by a standardized test that assessed their reading and writing abilities. Selfreports concerning metacognitive knowledge were obtained in individual interviews and analysed by frequency of categories in each group. A reading task was also assigned individually, in order to assess relationships between metacognitive knowledge and reading performance. Reading time, mistakes and self-correcting strategies were registered in a pre - devised protocol. Results evidenced better control of metacognitive knowledge among G2 third graders related to more complex dimensions involved in reading, such as spelling, textual structure, strategies and generalizing to other domains, while low achievers knowledge was more focused at word level. High achievers (G2) also performed significantly better in the reading task, specially reading time and mistakes rate. Results support conclusions about existing relationships between manifest metacognitive knowledge and performance in reading tasks
 
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FRAULEIN_ME.pdf (666.71 Kbytes)
Data de Publicação
2016-09-08
 
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